terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conjunto Penal de Feira inaugura sua biblioteca


Foi inaugurada na manhã desta terça (09), no anexo do Colégio Estadual Paulo VI, localizado no Conjunto Penal de Feira de Santana, a Biblioteca Paulo Freire, que reúne mil volumes e atenderá a 800 presos, sendo 300 deles estudantes da Unidade Escolar.

O evento aconteceu num clima de muita emoção com a apresentação do grupo de música Rossini Filho, composto por esses alunos, declamação de poemas e também com o testemunho da pedagoga Márcia Katiane Aragão, que atua em um projeto de leitura.

“Aqui hoje está sendo implantado um trabalho de resgate social. A educação ganha mais com esses espaços de censo crítico e de consciência”, declarou o diretor da 2ª Diretoria Regional de Educação - Direc 02, Beldes Ramos.

Na opinião do detento Alírio Purificação (foto ao lado), de 45 anos, voltar a estudar é uma oportunidade de ressocialização. “Estudar vai abrir as portas para conquistar e mostrar a sociedade que merecemos uma oportunidade. A leitura nos faz enxergar o mundo de outra forma”, disse Alírio, preso há quase dois anos.

O coordenador educacional da Superintendência de Ressocialização Sustentável do Conjunto Penal, Nilson Ribeiro, também falou sobre a conquista e sobre o projeto “Olimpíada de Leitura”, que culminará em dezembro com prêmios para os detentos que mais se destacarem como leitores da Biblioteca.

“Aqui a gente fala com os olhos, com o sorriso, com o coração. Estamos aqui porque acreditamos no futuro de vocês”, enfatizou a diretora do Colégio Paulo VI, Ana Verena Amorim, que conduziu o evento junto à coordenadora do Programa Mais Educação no colégio, Márcia Maria Assis.

A biblioteca será aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h e tem como proposta, estimular o hábito de leitura entre os detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário