terça-feira, 16 de agosto de 2011

Colégio Dacilda Rios realiza Dia de Ação Social e Cidadania em Barreiros


O Colégio Estadual Dacilda Rios de Oliveira - CEDRO, situado no distrito de Barreiros – Riachão do Jacuípe, realizou sob a coordenação dos professores Selma Carneiro e Gilse Santa Rosa, com colaboração do diretor Epitácio Silva e demais professores, nesse 15 de agosto, evento de ação social e cidadania oferecendo à comunidade barreirense e circunvizinha serviços em áreas diversas.

As atividades tiveram início ás 05h30min da manhã com a Caminhada da Cidadania orientada pelo educador físico Cosme Luiz de Santana, seguindo na sede do CEDRO com serviços como: cabeleireiros, odontólogo, manicure, fisioterapeuta, oftalmologista, advogado, enfermeiras, agentes de saúde, informática, agroecologista, e também a presença de diversos órgãos como: Embasa, Correios, EBDA, ASCOOB, CLOSB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Serviços
A Embasa disponibilizou funcionários para oferecer serviços de religação de água, negociação de contas em atraso , e palestra sobre o uso racional da água. Na área de saúde a odontóloga Suely Castro, que atuou como voluntária juntamente com a sua equipe e agentes de saúde, realizaram aplicação de flúor. Enfermeiras e auxiliares aferiram pressão e fizeram testes de glicemia. Tiana Santa Rosa ofereceu seus serviços de fisioterapeuta.

Um dos stands mais concorridos ficou com a área de estética, que teve a presença de vários cabeleireiros, manicures e, depiladora. Eduardo Emídio dos Santos apresentou no seu stand palestra divulgando os benefícios da agroecologia, e trouxe amostras de produtos cultivados em sua propriedade. O advogado Nailton Luís de Oliveira, do município de Nova Fátima, prestou consultoria jurídica já que os moradores do distrito não contam com tal profissional. A emissão de CPF foi feita através dos Correios, e a EBDA, através do chefe Renaldo Vagner de A. Barros e mais dois membros do órgão, prestou assistência técnica para implantação da horta escolar, além de emitir DAP. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais renovou carteiras e cadastrou novos associados. Manuel Messias optometrista realizou exames de vista, e exames preventivos. Os serviços de iniciação à informática foi oferecido na sede da escola, e no INFOCENTRO. A escola também contou com o apoio de toda sua equipe de funcionários, professores, alunos, direção, para servir lanches, almoço, e toda estrutura necessária para o desenvolvimento do evento.

Aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e, segundo a professora Gilse, uma das coordenadoras do evento, o projeto vai continuar “Esperamos que este seja o primeiro de muitos outros eventos que pretendemos realizar, e nos próximos pretendemos contar também com a colaboração da Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe na disponibilização de diversos profissionais”, acrescentou.

“O evento cumpriu o seu papel social junto à comunidade barreirense e especialmente com pessoas como Sr. Luís Carlos de Cristo, um grande incentivador e a rádio Barreiros FM que tem realizado a cobertura dos principais acontecimentos culturais promovidos por esta localidade”, declarou o diretor Epitacio.
Texto: Equipe CEDRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário