Fabrícia Mota é a técnica responsável pelo Programa na Direc02
Desenvolvido pelas Unidades Escolares da rede pública estadual, o Programa de Ressignificação da Dependência (Progressão Parcial) é uma experiência inovadora de sucesso, que vem sendo ampliada na rede, sob o aval da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
O programa, que teve origem no Colégio Estadual João Durval Carneiro, de Guanambi, foi criado e implantado como uma medida pedagógica voltada para garantir aos estudantes um percurso educativo digno. O programa prova que a escola pública da Bahia é capaz de responder a problemas históricos como a reprovação, a fragmentação do currículo, a prática pedagógica descontextualizada e as dificuldades de espaço para o trabalho coletivo de educadores.
Com o Programa de Ressignificação da Dependência, os estudantes que devem disciplinas de séries anteriores à que estão cursando regularmente têm uma oportunidade melhor para aprender, por meio de uma nova estrutura e metodologia específica de ensino. O programa proporciona ao estudante um ambiente de aprendizagem mais adequado ao seu tempo humano e, principalmente, promove a elevação da sua autoestima.
Alunos da zona rural, onde a dificuldade de acesso à escola é maior, e alunos que trabalham são, especialmente, beneficiados pelo programa de Ressignificação da Dependência, já que a oferta do ensino é semipresencial (os encontros presenciais são semanais ou quinzenais e a carga horária é complementada com estudo orientado).
Fonte: SEC
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