terça-feira, 6 de julho de 2010

Fique por dentro: AVALIE


Perpétua Araújo é a técnica responsável pelo Avalie na Direc 02

A Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) é um projeto pioneiro que avalia o desempenho dos alunos das escolas exclusivas do Ensino Médio, por meio de uma avaliação seriada, que acompanha os estudantes ao longo de três anos. Atualmente, o Avalie é considerado uma referência nacional, tendo a Bahia como interlocutora do Ministério da Educação (MEC) para todas as provas de avaliação do ensino médio que se realizam no país.

Em 2008, primeiro ano de aplicação, os alunos foram avaliados quando cursavam o 1º ano do Ensino Médio; voltaram a realizar a prova no 2º ano, em 2009; e serão novamente avaliados em 2010, quando estarão no 3º ano.

O Avalie tem o objetivo de produzir informações que revelem as especificidades dos territórios baianos para o desenvolvimento de políticas que garantam o acesso, a aprendizagem e a permanência do aluno na escola.

No ano de 2010, a Coordenação de Avaliação da SUPAV, propõe que o AVALIE mantendo seus objetivos e garantindo a conclusão do primeiro ciclo do Estudo Longitudinal, seja realizado conjuntamente com a aplicação do ENEM, pelas seguintes razões:
# As duas avaliações adotam a mesma matriz de referência, a matriz do Eenm;
# Os mesmos estudantes avaliados na 3ª série pelo Avalie também farão o Enem 2010, não havendo, portanto, necessidade de realizar duas avaliações estruturadas a partir das mesmas metodologias.
Fonte: Supav

Nenhum comentário:

Postar um comentário