
É um acontecimento de suma importância, e decorre das demandas instauradas por conta da obrigatoriedade do ensino de filosofia, a partir da Lei no 11.684/2008, que alterou a LDB tornando a disciplina obrigatória no ensino médio. O evento abrirá o espaço de reflexões e diálogos em âmbito regional e nacional, consolidará e ampliará uma prática presente no GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Anpof, e gravitará em torno da questão fundamental que permanece em aberto: Qual é a filosofia que convém à formação básica, a filosofia profissional ou a filosofia como meio para a formação do pensamento crítico na educação básica?
Dessa maneira, será um momento oportuno de interlocução entre a universidade e a escola básica brasileira, para criar redes de pesquisa e de conhecimentos a fim de proporcionar possibilidades para novas discussões metodológicas no âmbito do ensino de filosofia no país, principalmente, no que concerne à lacuna existente entre o currículo da licenciatura em filosofia e a matriz curricular do ensino médio.
Está aberta a chamada de trabalhos, nas modalidades de comunicação oral e de relatos de experiência até 30/09/2011. Para mais informações, acesse: http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário