quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Como uma das atividades em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado hoje (21), em todo Brasil, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Telles de Carvalho - CAP DV, realiza nesta quarta e quinta (21 e 22/09), no teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte-CUCA, o "IV Seminário Feirense sobre a Educação e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Visual: do Discurso à Ação".

Instituído pelo movimento social em encon­tro nacional realizado em 1982, e oficializado pela Lei nº 11.133, de 14/07/2005, a data visa incentivar a população a refletir e buscar novos caminhos de lutas por inclusão social e cidadania da categoria. A DIREC 02 destaca importância da data.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 15% da população com algum tipo de deficiência, o equivalente a 24,5 milhões de pessoas. Os direitos da categoria estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e algumas leis versam sobre a melhoria na qualidade de vida deste público, dentre elas a Lei Federal nº 7.853, de 24/10/1989, que dispõe sobre a responsabilidade do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário