terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O CAP DV Fundação Jonathas Telles de Carvalho

Alunos do CAP realizam diversas atividades na sede da instituição




O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Fundação Jonathas Telles de Carvalho – CAP DV, também conveniada com a Secretaria Estadual de Educação – Portaria 6848 e “Cessão de Salas” , nº 30/2005 é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, criada pelos Clubes de Rotary de Feira de Santana, idealizada para dar assistência às pessoas portadoras de deficiência visual: cegas ou com visão subnormal preparando-as para uma posterior educação formal e para o pleno exercício da cidadania.

Os Programas desenvolvidos pelo CAP DV têm servido de suporte para a escolarização dos alunos deficientes visuais e como orientação à prática dos educadores das salas de aula, onde estes estão inclusos. Desenvolve ações que garantem a permanência desses alunos na escola comum e no Mercado de Trabalho com atividades estruturadas, partindo do conhecimento das propostas de Educação Especial.

A clientela assistida pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Fundação Jonathas Telles de Carvalho atualmente é formada por 180 crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, quase que 90%, com rebaixado nível sócio- econômico e cultural, portanto, extremamente carentes, oriundos da Cidade de Feira de Santana e Região.

O CAP DV desenvolve programas e projetos nas áreas de estimulação sensório-motora; estimulação visual (visão subnormal); pré-alfabetização e alfabetização em Braille. Realiza técnicas para o uso de Soroban, escrita cursiva, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, atividades lúdicas, artísticas e culturais, acesso à Informática, produção de livros em Braille e em Áudio (Mec Daisy) e ainda apóia o processo de inclusão no mercado de trabalho.

A sede do CAP DV fica localizada à Avenida Eduardo Fróes da Mota, 05, Santa Mônica, em Feira de Santana – Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário