sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro mostra que Bullying não é brincadeira

BULLYING é um termo inglês que compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Entre os dias 19 e 22 de julho, pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro realizou em sua sede no Conjunto Feira IV, o “Projeto Bullying”, com a participação de 144 alunos dos turnos matutino e vespertino do ensino fundamental.

Segundo a vice-diretora e coordenadora do projeto, Marta Maria Azevedo de Souza, um dos objetivos do projeto é reduzir ao máximo a prática do bullying na escola, que começa normalmente de forma verbal - com apelidos, insultos, fofocas – culminando, às vezes, de forma violenta. “A maioria desses problemas eles já trazem das próprias comunidades onde moram ”, enfatiza.

Redução
Marta afirma que no primeiro ano do projeto, em 2008, entre os alunos da 7ª e 8ª séries, foram registrados 140 casos de bullying, inclusive de uma aluna portando estilete. No segundo ano o índice caiu para 80 e neste ano foram registrados 50 casos. “Este ano incorporamos a 5ª e 6ª séries e a nossa meta é reduzir ainda mais este número”, acrescenta.

Antes da culminância do projeto a escola realizou um diagnóstico da situação com observação detalhada dos alunos envolvidos, entrevista com cada um, aplicação de questionário e finalmente convite para os pais que, segundo a coordenadora, na sua maioria ainda defendem os filhos, mesmo os praticantes do bullying.

“Obrigada por me ajudar. A partir de hoje graças a vocês vou melhorar minhas atitudes”, escreveu Michele da Silva Santos, aluna da 7ª A, turno matutino. ‘As medidas adotadas pela escola para o controle do Bullying certamente contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência no contexto social do aluno’, declara a diretora Celinalva Paim satisfeita com a redução apresentada e que pretende dar continuidade ao projeto nos próximos anos.

6 comentários:

  1. participei e aprovei muito bom

    ResponderExcluir
  2. tem uma porteira chamada giuca ela e muinto mal

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito destas atividades com os alunos que praticavam estas coisas eu não fui chamada também nem precisava eu não faço estas coisas com as pessoas talvez só umas 5 6 vezes.mas acho que o colégio está evoluindo e tentando fazer que os alunos evoluao também começando pela relação entre eles. Gostei em projeto. Obrigada a todas(os) que fizeram e que estão fazendo o ernesto ser um colégio melhor

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que os alunos podessem ter assesso a biblioteca claro com a moça que toma conta mas porque as vezes os alunos querem ler um livro não pode a biblioteca tá fechada as vezes depois da aula o aluno quer ler um livro não pode a biblioteca tá fechada e porque o colégio não tem uma rádio ia ser legal em vez de tá gastando folhas e mais folhas de papel de ofício e tinta da M pressora e sair destribuindo as salas é bem mais fácil e estimula aos alunos que querem seguir carreira de jornalismo e a sala de informática deveria ser como na biblioteca depois das aulas que com alguém que tome conta e deveria sediar jogos de futebol no colégio porque não tem a quadra e porque não aula de natação tem espaço pode construir uma sala com 2 piscinas pra nos termos aula de natação e salas de academia também depois da aula alguém querer se exersitar dançando e os banheiros tanto masculinos como femininos ter chuveiro para depois de fazer alguma dessas coisas tomar um banho mas os alunos tem que levar toalhas e sabonete

    ResponderExcluir
  5. eu estudo no colegio e goto mito do encino esccola meu nome e gabriel edsom lide da 6b matutno parabens para todas as pessoas que trabalha no colegio. creide e marta e celinalva unabrao sen mata e celinalvae cleide o colegio nao e nada parabensssssssssss

    ResponderExcluir
  6. o colegio e muito divetido meu nome e gabriel edson lide da 6b matutino parbens para todos da cecretaria do erneito rbeiroo a direcao parabens para cleide codenadora

    ResponderExcluir