quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ESCOLA QUE FAZ: Colégio Estadual Paulo VI é referência no Programa Mais Educação


Atualmente 900 alunos do Colégio Estadual Paulo VI participam de atividades esportivas, recreativas, ambientais, artísticas e culturais, em turno inverso ao das aulas.

O Colégio Estadual Paulo VI, localizado no bairro Aviário, no município feirense, desde 2008 integra o Programa Mais Educação, como escola piloto quanto à sua implantação na Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – Direc02. A Paulo VI hoje conta com 900 alunos cadastrados no programa, distribuídos entre sua sede e seus anexos localizados no Conjunto Penal de Feira de Santana, na Fundação da Criança e do Adolescente - CASE I e II - Centro de Atendimento Sócio Educativo Juiz Melo Matos e no bairro Limoeiro. No total, 42 monitores trabalham no programa, alguns da própria comunidade.

A diretora Ana Verena Rodrigues Amorim tem como expectativa transformar um colégio público de periferia, de uma região pobre e marginalizada numa referência em Educação Cidadã, onde o Estudante seja o agente transformador de uma cultura/prática estigmatizada imposta pela sociedade.


Atividades
Segundo a coordenadora do Mais Educação na escola, Márcia Maria Pinheiro de Assis, a divisão dos alunos em turmas é feita por faixa etária independente da série de cada um e de forma que todos participem de todas as atividades oferecidas. Estas atividades contemplam as áreas do acompanhamento pedagógico. São elas: letramento, karatê, tênis de mesa, futebol, jardinagem, horta, direitos humanos, informática, hip hop, percussão e dança. “Balé para as crianças menores, Street Dance para a idade intermediária e Maculelê para as maiores”, ressalta a coordenadora feliz com o resultado apresentado.

Os alunos atendidos pelo programa retornam no contra-turno para a escola ou para espaços reservados a exemplo da quadra de esportes da Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana - Famfs, cedida para a prática do futebol. “Os alunos lamentam quando acontece um feriado durante a semana e as atividades são suspensas. Eles querem vir para a escola mesmo nos feriados”, confessa Márcia. Para se ter uma idéia do envolvimento e motivação dos gestores, monitores, orientadores, professores e do próprio alunado, até a capela da escola foi transformada em sala de karatê.

Por meio deste programa, presente em 411 escolas da rede estadual, mais de 150 mil estudantes baianos dos ensinos médio e fundamental passam mais tempo na escola, aprendendo de forma lúdica e prazerosa. Em Feira, 58 escolas da rede estadual de ensino e 18 da rede municipal já estão cadastradas.

Um comentário: