quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Colégio Estadual Paulo VI emociona no seu “Dia Mais”

Apresentação da "Parada Literária"

Grupos de discussão foram formados pelos alunos

O projeto "Dia Mais" foi idealizado pelo Programa Mais Educação do Colégio Estadual Paulo VI como forma de celebrar o Dia do Estudante.

Essa quarta-feira teria sido um dia qualquer na minha vida ou apenas mais um “Dia do Estudante” na vida daquelas crianças e adolescentes. Mas não foi. Nesse 11 de agosto o Programa Mais Educação do Colégio Estadual PauloVI, através da sua equipe gestora, promoveu para seu alunado o projeto “Dia Mais”, um dia inteiro cheio de atividades lúdicas desenvolvidas a partir do tema “ Saber para Crescer, Crescer com Saber”.

Na parede do auditório do SESC/Feira, no bairro Tomba, onde aconteceram às atividades, uma frase do educador Paulo Freire retratava justamente o que ali estávamos vivenciando: “A Educação não transforma o mundo. Transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire infelizmente não conheceu Ana Verena Amorim, a diretora do Colégio (foto de amarelo), nem Márcia de Assis, a coordenadora do Programa na Paulo VI (foto de branco), tampouco os demais professores, monitores, orientadores e funcionários envolvidos. Estes “transformadores de mundo”, teriam enchido de orgulho o mestre, assim como fizeram conosco, com o exemplo do trabalho desenvolvido com aquelas, dantes crianças de poucas esperanças, agora multiplicadores desta transformação.


Programação
Diante do olhar atento das representantes da Direc02, Izaura Alves, titular da Coordenadoria da Educação Básica e de Edna Barreto, responsável pelo Programa Mais Educação na Regional (foto ao lado), a programação da manhã contemplava mensagens, palestras, grupos de discussão e de trabalho intercalados com a euforia dos alunos participantes. Dentre estes, oito menores internos da Fundação da Criança e do Adolescente - Casa de Atendimento Sócio Educativo Juiz Melo Matos, onde o Colégio Paulo VI possui um anexo educacional e também aplica o Mais Educação (Saiba mais). A instituição estava ali representada pelo seu gerente Pablo Roberto Gonçalves que rapidamente falou sobre o tema do dia.

À tarde, antes do início da animada boate comandada pelo DJ Chiclete, pude testemunhar aquilo que não consigo descrever com palavras. Minha emoção veio à tona em lágrimas ao assistir a apresentação da peça teatral “Sincretismo, Ética e Reforma Agrária – O Pagador de Promessas”, encenada por um grupo com cerca de 35 alunos. Este momento cultural eles carinhosamente apelidaram de Parada Literária. (Saiba mais e veja todas as fotos).

Depois de receber um abraço carinhoso de uma das alunas e ao retornar para casa - com tudo o que vi naquele dia ainda latente em meus pensamentos - fui abordada numa sinaleira por uma criança. Não ouvi o que ele me falou tamanha minha distração, mas lembro muito bem do que eu lhe disse: - Se você quiser ser uma pessoa capaz de transformar o mundo, vá ao bairro Aviário, e estude numa escola chamada Paulo VI.
Maria José Esteves-Direc 02-Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário