Fotos: Arquivo da Escola
Por: Irmã Solange Leite Silva *
Desenvolver o gosto pela leitura é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem. Com a arte da leitura a criança se torna um agente transformador de si mesmo e do mundo à sua volta.
Percebendo a importância de fomentar a leitura nos nossos alunos, em 2006, com a parceria do Instituto C & A – no Programa Prazer em Ler - elaboramos um projeto intitulado: ‘Pequenos, mas grandes leitores’, com o objetivo de tornar o espaço da escola um ambiente incentivador à formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura como forma de lazer, prazer, comunicação, interação e aprendizagem.
No primeiro ano do projeto priorizou-se a formação do professor conscientizando-o sobre seu papel de referência na formação de novos leitores. Além de dar suporte teórico e metodológico para seu trabalho em sala de aula.
Neste período, foram realizados os cantinhos de leitura na sala de aula, com atividades freqüentes de incentivo à leitura. Em novembro, deste mesmo ano, foi inaugurada a Biblioteca com um rico acervo literário infanto-juvenil e também com títulos de interesse dos professores, funcionários e pais.
Em 2007 a formação continuou, mas com a presença dos funcionários da escola, com a finalidade de estimular também neles o gosto da leitura. Era interessante ver o porteiro, a merendeira nos momentos livres com o livro na mão.
Nos anos de 2007 e 2008, desenvolveu-se na biblioteca e fora dela, diferentes espaços e atividades que promoveram o prazer em ler: a visita à biblioteca, por parte dos alunos era cotidiana; os empréstimos de livros.
Em muitos momentos, inclusive na hora do recreio, alguns deixavam de brincar na área para estar em contato com os livros. Este projeto mudou o cotidiano da escola, nem parecia a mesma, diversos alunos se tornaram campeões em leitura. De março à junho de 2007 tivemos oitocentos e quarenta títulos emprestados somente para alunos de 3ª e 4ª série. O mural de leitura exposto em três pontos estratégicos dentro da escola (entrada, andar superior e cozinha) tinham a finalidade de formar e informar assuntos diversos a alunos, professores e funcionários, incentivando a leitura de uma maneira prazerosa. Dez crianças da 4ª série fizeram intercâmbio com a Biblioteca do Calabar em Salvador, para conhecerem o trabalho de leitura desenvolvido por eles.
Dentre as atividades voltadas para a comunidade, promovemos o jardim da leitura, que acontecia mensalmente nas praças do bairro, orientados pela coordenadora e mediadoras de leitura.
Outra atividade foi a parada do prazer, realizada mensalmente, no ponto de ônibus em frente à escola. Também realizamos o baú itinerante, que contava estórias mensalmente nas escolas infantis do bairro.
Como resultado, podemos dizer que o desenvolvimento deste trabalho propiciou às crianças a descoberta do prazer pela leitura, pois se aproximaram dos livros com sede, querendo beber da fonte de riquezas que cada livro transmite.
Um exemplo disso foi um aluno de 4ª série com problemas de dislexia, que com o projeto começou a deslanchar na leitura, sendo um leitor assíduo. Melhorou na aprendizagem, em conseqüência também, em sua auto-estima, hoje já saiu da escola, mas se tornou um colaborador voluntário da biblioteca.
A parceria com o Instituto terminou em fevereiro de 2009, não temos mais uma coordenadora para este projeto, nem mediadoras de leitura, porém pudemos incentivar o hábito e o prazer da leitura no ambiente escolar e também na comunidade. Um testemunho disto é o aumento da freqüência de visitas à biblioteca escolar.
PROFESSOR REPÓRTER: *Irmã Solange Leite Silva Diretora da Escola Padre Giovanni Ciresola Feira de Santana – BA
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