quinta-feira, 26 de maio de 2011

Instituto de Educação Gastão Guimarães tem projeto de Ciências aprovado pela FAPESB

Trata-se de uma experiência inovadora na Bahia, e o Gastão ficou entre as sete instituições contempladas no Estado.

O diretor Marcos entre Eliane Gomes, da FAPESB, e a profª Vanessa


Nesta quarta-feira (25), o diretor do Instituto de Educação Gastão Guimarães, José Marcos Pereira, assinou na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPESB, em Salvador, o Termo de Outorga que oficializou o apoio e financiamento da Fundação, ao projeto na área de Ensino de Ciências. O projeto intitulado “O potencial dos jogos didáticos e da experimentação como estratégia facilitadora da aprendizagem no ensino das Ciências” envolverá as disciplinas de biologia, química e matemática do Ensino Médio.

“Este projeto tem como meta incentivar o ensino das ciências, utilizando jogos e atividades experimentais na didática escolar, através de uma metodologia investigativa e indagadora nas quais o aluno deixa de ser observador – receptor e passa a participar da construção do seu conhecimento”, diz o diretor.

O projeto será coordenado no Gastão pela professora de Biologia, Vanessa Reis, e terá uma vigência de 24 meses. “Dentre outras atividades do projeto, os alunos farão experimentos com Drosophylas - conhecidas como moscas de frutas - no sentido de observar diferentes tipos e características genéticas deste grupo, como cor dos olhos e tamanho das asas, por exemplo ”, ressalta Vanessa.

O Programa
Esta ação da FAPESB é parte do Programa de Popularização da Ciência-Popciências, que visa apoiar projetos institucionais de educação científica que propiciem a difusão e a popularização da ciência com o público em geral. Esta aproximação dos conhecimentos científicos acontece através do envolvimento de alunos da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisa como atividade escolar, seja por meio de investigação ou de experimentação. Por esse motivo, o Popciências traz como novidade bolsas de Iniciação Científica Junior, destinada a estes alunos.

O laboratório do Popciências do Instituto de Educação Gastão Guimarães fica localizado em sua sede na cidade de Feira de Santana. O Gastão é uma das 156 unidades escolas vinculadas à Direc 02.
Com a prática, os alunos do Gastão adquirem conhecimentos científicos
Parcerias
Segundo a professora Vanessa, este projeto firmou parceria com a UFBA através do Prof. Charbel Niño El-Hani, do Instituto de Biologia e coordenador do Projeto "Desenvolvimento e teste de seqüências didáticas para o ensino médio de biologia em redes colaborativas de professores e pesquisadores" ainda em andamento, também financiado pela FAPESB, do qual o Gastão faz parte. A parceria também foi institucionalizada com a UEFS, através da Profa. Claudia Sepulveda, do Departamento de Educação e da Profa. Susie Vieira, coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos em genética e Evolução - LOCUS, e do Laboratório de Drosophilas.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! É um grande incentivo para a formação dos jovens!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza rumo á uma melhor qualidade de ensino.:)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa desse
    projeto!
    Tenha a certeza que os alunos do
    IEGG amaram.

    ResponderExcluir