segunda-feira, 16 de maio de 2011

Direc 02 vai às escolas e pede prioridade para as questões pedagógicas


Tendo como prioridade as questões pedagógicas e buscando atingir a proposta da Secretaria Estadual da Educação - SEC , “Todo dia é dia de ler, todo dia é dia de escrever”, a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02 escolheu a cidade de Ipirá como a pioneira entre os 25 municípios baianos sob sua jurisdição, para o primeiro encontro entre a Direc 02 e os gestores e coordenadores pedagógicos das suas 156 unidades de ensino.

Distribuídas em nove pólos, estas unidades receberão ainda nesta segunda quinzena de maio, os dirigentes e técnicos da Regional que pretendem, através de uma discussão pedagógica, ouvir as escolas para que possam diagnosticar e traçar ações que venham atender à proposta da SEC, bem como contribuir para assegurar a consolidação e a ampliação das aprendizagens essenciais para uma experiência escolar de sucesso.

Foi o que aconteceu no pólo de Ipirá, nesta sexta-feira (13), nas dependências do CETEP Bacia do Jacuípe, com a presença do diretor da Direc 02, Eutímio Almeida, do Coordenador de Organização e Atendimento da Rede Escolar, Beldes Ramos, da Coordenadora da Educação Básica, Izaura Alves, do engenheiro da Dipron, técnicas da Codeb, e representantes das escolas estaduais dos municípios de Ipirá e Serra Preta.

FOCO
“Temos que ter um foco. O nosso no momento é priorizar as questões pedagógicas”, ressaltou Eutímio Almeida durante a abertura do encontro que teve como ponto de partida a leitura prévia do material produzido pelas escolas durante a Jornada Pedagógica 2011. Após ouvir as dificuldades pedagógicas de cada escola presente, as técnicas da Direc 02, Railda, Fabrícia e Jeovana esclareceram que a maioria das escolas não utilizou como referência os seus indicadores de desempenho nem se debruçou sobre as orientações da SEC para o planejamento pedagógico: o currículo referenciado, o levantamento das dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados pelos professores da rede, além dos conteúdos prioritários em cada componente curricular.

“A SEC deu um norte, porém muitas escolas não fizeram um inventário de suas dificuldades pedagógicas para traçarmos nossas ações”, disse Railda. “Estamos aqui para contribuir e alinhar as ações das escolas com o órgão central ampliando a idéia de rede”, complementou Fabrícia.

A diretora do CETEP Bacia do Jacuípe, Iara Campos (foto), parabenizou a Direc 02 pela iniciativa: “O encontro foi bastante significativo, nos aproximou mais da equipe da Direc 02 renovando nossas energias e alimentando nossas perspectivas, bem como firmando nosso compromisso com a Educação. A Direc está de parabéns!”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário