terça-feira, 17 de maio de 2011

O Colégio Estadual Teotônio Vilela entre a lua e estrelas

O mês de abril foi movimentado no Colégio Estadual Teotônio Vilela, localizado em Feira de Santana. Aconteceu o desenvolvimento do Projeto de Astronomia: "O Universo por revelar", para a XIV Olimpíadas Brasileiras de Astronomia(OBA). A atividade faz parte da 4a edição do projeto de astronomia para 2011, coordenado pela área de ciências humanas, que propôs a continuidade das comemorações do ANO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA, comemorado em 2009 com palestras, filmes e visita ao Parque do Saber.

Neste mês de maio acontecerá o desdobramento do projeto, o“Banho de Lua”, uma atividade interdisciplinar que valoriza a astronomia observacional e que pretende demonstrar a importância da lua como satélite natural, quando os alunos poderão investigar as origens, os mitos, a influência gravitacional, corrida espacial e pesquisas recentes, através do estudo sistemático do nosso satélite natural, a lua.

Desta forma, através de atividades colaborativas de pesquisa e observação e de diversos recursos tecnológicos (imagens, vídeos, animações, softwares, luneta galileana, telescópios refratores e remotos) , os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a importância da Lua para a dinâmica terrestre. Também acontecerão observações noturnas com utilização dos telescópios adquiridos para o projeto e posteriormente o telescópio remoto do projeto Telescópio na escola.

Para conhecer mais sobre o projeto visite o site:

http://www.wix.com/mozaico/portfolioastronomia2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário