segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretaria da Educação promove Semana da África nas escolas

Trazer a África para dentro da sala de aula. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que promove, entre os dias 23 e 27 de maio, a Semana da África nas escolas estaduais. O evento visa ao fortalecimento da inclusão do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira e da educação para as relações étnico-raciais nas escolas, como determinam as alterações, da Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação (Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08).

Durante o período – quando se comemora o Dia Nacional da Luta contra o Racismo (13 de maio) e Dia da África (25 de maio) –, a Secretaria orienta os professores a organizarem suas aulas, nas diversas áreas de conhecimento, a partir da história e cultura africana e afro-brasileira. O evento, que deverá atingir toda a rede estadual de ensino a partir da campanha Agora, a história já é outra, pretende mostrar a importância de estudar a África nas escolas como instrumento de enfrentamento do preconceito racial e da intolerância religiosa.

Projetos socioeducativos

No Portal da Educação encontram-se textos sobre a África e apresentação de sugestões de conteúdos a serem trabalhados. Os professores não deixarão de tratar de assuntos referentes às suas áreas, mas poderão dar visibilidade à contribuição dada a cada uma delas pela história e cultura africana e afro-brasileira, bem como provocando a reflexão sobre a educação para as relações étnico-raciais. Além disso, as escolas estão sendo incentivadas a desenvolver projetos socioeducativos com a temática da história e cultura africana e afro-brasileira.

Oficinas de estética negra (roupas e penteados afro), montagem de espetáculos de teatro e dança sobre a história e cultura africana e afro-brasileira, produção de pequenos vídeos utilizando celulares, desfile de beleza negra, dramatização de poemas e textos (como por exemplo, Navio Negreiro, de Castro Alves) e recitais de poesia de escritores negros, além de exposição de fotografias de personalidades negras e sarau de música afro-baiana, são algumas atividades a serem realizadas durante a Semana da África nas escolas estaduais.

Participação das escolas
Entre os dias 23 e 24 de maio, serão produzidas e organizadas as atividades de culminância no dia 25, (Dia da África), quando as escolas levarão suas apresentações para fora do seu espaço, envolvendo a comunidade e mobilizando a cidade para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Fonte: SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário