terça-feira, 29 de setembro de 2009

Instituto Gastão Guimarães revive a sua história e a de Feira de Santana


(Clique na imagem para ampliar)

Quem visitou as instalações do Instituto de Educação Gastão Guimarães - IEGG, nessa segunda (28), pode conferir de perto a participação de alunos e de toda a comunidade da escola estadual feirense na conclusão do projeto “Gastão: a história de Feira passa por aqui”.

Via-se de tudo: barracas com comidas típicas, palestras, concursos de poesias, paródias, literatura de cordel, mostra de vídeos, marchinhas animavam grupos de alunos que representavam desde o Bando Anunciador da Festa de Santana aos grandes bailes e micaretas com suas fantasias, rainhas e máscaras.

Nas salas temáticas a história do próprio IEGG - que iniciou suas atividades em janeiro de 1926 - contracenava com a história de Feira de Santana revivida em memória fotográfica dos seus monumentos e praças, bares e restaurantes, pontos pitorescos, escolas, prefeitos, malha viária, personalidades e produções artísticas. Uma barraquinha de CDs e DVDs lembrava o “Feiraguai”. Ao seu lado, numa alusão ao Centro de Abastecimento e às feiras livres da cidade, alunos disputavam clientes para suas frutas e verduras.

O Projeto
A articuladora da Área de Ciências Humanas, Sandra Machado dos Santos foi a coordenadora do projeto que iniciou seu período de preparação em 19 de agosto e envolveu direção, coordenação, Colegiado Escolar, professores, funcionários, estagiários e 82 turmas formadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio.

“O projeto foi formatado com objetivo de despertar o interesse dos alunos para conhecer um pouco sobre Feira de Santana e a história do IEGG além de desenvolver a criatividade dos mesmos, com relação à produção de poesias, paródias, cordel, pintura, vídeo amador coreografia e fotografias sobre Feira de Santana”, enfatiza Sandra Machado.

4 comentários:

  1. Olá golegas.
    O envento foi muito lindo.
    Foi gratificante a participação dos professores e alunos, principalmente os alunos da 5ª série, turmas 1 e 2 matutino,
    os meus "Pequenos poetas".
    Um abraço
    Profª Neinha Santiago

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo toda a equipe gestora do Gastão e a todos envolvidos direta ou indiretamente pela realização deste evento que retratou a história de nossa cidade. Um evento deste porte deve constar sempre no calendário do colégio para que possamos promover a integração de toda a comunidade escolar e também valorizar nossas origens, retratado a cultura de nossa terra natal.

    ResponderExcluir
  3. Olá, pessoal
    Fiquei encantada com o entusiasmo de todo o pessoal no trabalho sobre a nossa querida Feira de Santana. O trabalho estava sensacional.
    O que mais me chamou a atenção foi o envolvimento dos alunos na atividade.
    Valeu galera.
    Parabéns!

    Gorette Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom reviver um pouco da história de nossa cidade entrelaçada com a história do Gastão. Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso do evento. Valeu Sandra!

    ResponderExcluir