domingo, 13 de setembro de 2009

Enturmação: garantia de professor em todas as salas de aula na rede pública estadual

Clique na imagem e saiba mais
Das 1640 unidades escolares da rede pública estadual distribuídas nos municípios baianos, em 465 está acontecendo a enturmação. Respaldada na portaria nº 13.574/08, do Governo da Bahia, a enturmação faz parte do projeto de racionalização da rede pública de ensino estadual, que garante professores em todas as salas de aula, estabelecendo a reorganização de turmas nas escolas que apresentam número reduzido de alunos por sala.

A medida visa agrupar turmas com poucos alunos, sem prejuízo do ano letivo e nem do projeto pedagógico. Esta iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC assegura o número de educandos por sala determinado na portaria de matrícula.

Atualmente, enquanto há escolas convivendo com a falta de professor, outras unidades mantêm turmas funcionando com quatro ou cinco alunos. A iniciativa vem sanar distorções de pessoal encontradas na rede.

Nenhum aluno ou professor será prejudicado com a medida. Os alunos passarão para turmas da mesma série, com mais colegas, no mesmo turno e na mesma escola. Quanto aos professores, todos permanecerão com a mesma carga horária e o mesmo salário.

Com a enturmação a SEC tem como propósito gerir os recursos públicos com responsabilidade, garantir professores em todas as salas de aula e, ao mesmo tempo, proporcionar maior integração no ambiente de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário