sábado, 31 de dezembro de 2011

Nada será como antes

Dias atrás em meio aos preparativos das festas de fim de ano, perguntei a um amigo onde ele iria passar a noite do reveillon. “Em casa dormindo. Será uma noite igual às outras”, respondeu. Esta resposta me fez refletir um pouco. Acredito que nenhuma noite é igual a outra. Nenhum segundo é igual ao outro. Numa pequena fração de tempo tudo pode acontecer.

Enquanto no Brasil dormimos comemorando número de empregos formais no país, acordamos calculando como vamos pagar o IPVA, IPTU, fardamento, material e matrícula escolar.

Enquanto milhares de pessoas comemoram o tradicional reveillon na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, perto dali crianças são usadas para o tráfico de drogas.

Enquanto bebês nascem à meia noite do último dia do ano, mães choram em silêncio temendo não poder alimentá-los, vesti-los ou educá-los adequadamente.

Enquanto muitos oferecem presentes a Iemanjá ou rezam e agradecem a Deus por graças alcançadas, outros nem se lembram Dele.

Enquanto canais de televisão mostram a retrospectiva do ano que passou, nos questionamos atônitos o porquê das guerras ou de tantas tragédias naturais, com fortes chuvas e enchentes, cidades inteiras destruídas e milhares de pessoas morrendo.

Enquanto índices de popularidade de presidentes, jogadores de futebol e artistas são altamente divulgados pela mídia, comemorados por especialistas e explorados por políticos, milhares de pessoas sequer têm o que comer regularmente.

Enquanto sonhamos com calçados novos para as festas, centenas de pessoas sonham com o dia em que poderão colocar os pés no chão e voltar a andar.

Enquanto escrevo este texto todos estamos envelhecendo a cada fração de segundo e esta é a única realidade inabalável. Todas as outras só dependem de nós mesmos. E como diz Lulu Santos, “nada do que foi será do jeito que já foi um dia”.

Feliz segundo novo pra todos vocês!!

Estou com saudades.

Zezé Esteves

Um comentário:

  1. Parabéns pelo magnífico pensamento, não tinha pensado por esta ótica de segundos, e você me remeteu a rever esses conceitos de tempo. Foi muito bom seu questionamento pois os ser humano sempre pensa individualmente, é normal no padrão humano egoísta de ser. Creio que neste novo começo de segundos vividos devemos pensar sustentavelmente, pensando não só em nós mesmos, mas, nos milhões de outros organismos em nossa volta, ou até mesmo anonimamente desconhecidos. Parabéns mais uma vez sua mensagem foi perfeita, para minha compreensão do tamanho tal da complexidade desta nova era que se chama mundo contemporâneo.

    ResponderExcluir