terça-feira, 18 de outubro de 2011

Assista videoconferência da série Descomplicando a Matemática

Em continuidade à série Descomplicando a Matemática, será realizada no dia 20 de outubro de 2011, às 14h, no Laboratório de Educação à Distância – LED, do Instituto Anísio Teixeira - IAT, uma videoconferência que propõe apresentar aspectos acerca da relação entre educação matemática e cidadania. A videoconferência terá transmissão para a telessala da DUREC 02 e todas as salas de videoconferência espalhadas pelo interior da Bahia.

O evento, realizado em parceria entre o Grupo EMFoco e a Diretoria de Formação e Experimentação Educacional- DIRFE/IAT, conta com a participação do educador matemático Nilson Antonio Ferreira Roseira, especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Estadual da Bahia - UNEB, mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, atualmente doutorando em Educação e Democracia pela Universidade de Barcelona –UB, na Espanha. Além disso, é professor de educação matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia – GPEMAR, além de realizar estudos sobre as relações entre educação matemática, valores e cidadania.

Com o objetivo de que o processo de ensino-aprendizagem da matemática na Educação Básica seja um cenário promissor para a efetivação dessa relação, dentre outros aspectos, o evento destaca as principais orientações curriculares e legais da educação para a cidadania, os fundamentos éticos que a sustentam, as principais competências que demandam dessa relação e algumas indicações pedagógicas que serão apontadas como possíveis ações fomentadoras para a efetivação dessa aproximação. A videoconferência terá transmissão através deste portal para todas as salas de videoconferência espalhadas pelo interior da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário