quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Matriz de referência está à disposição dos professores

A matriz de referência relaciona conhecimentos que crianças do segundo ano do ensino fundamental devem adquirir, como reconhecer figuras geométricas, identificar e ordenar grandezas, ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos (foto: Wanderley Pessoa)Os professores de turmas do segundo ano do ensino fundamental público e os coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de matemática, a ser enviada às escolas, no início do segundo semestre, pelo Ministério da Educação. Como o exame não é obrigatório, a decisão de aplicá-lo cabe a cada escola.

A matriz de referência relaciona competências que as crianças do segundo ano do ensino fundamental devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar dados em gráficos, tabelas e textos são alguns conteúdos avaliados na provinha.

De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, a matriz da Provinha Brasil é apenas uma referência para a construção do teste. É diferente de uma proposta curricular, que é mais ampla e complexa. Com a provinha, segundo ela, é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e do que deve aprender. O exame ainda oferece ao professor uma avaliação precisa do direcionamento de seu trabalho. Saiba Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário