O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira, 22, o resultado da quarta edição do concurso Literatura para Todos. A premiação dos autores ocorrerá no primeiro semestre de 2011. Cada escritor receberá R$ 10 mil em dinheiro, e a obra integrará o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que leva acervos literários a escolas públicas de educação básica de todo o país.
O objetivo do Literatura para Todos, lançado pelo Ministério da Educação em 2006, é estimular autores brasileiros e africanos de língua portuguesa a criar obras literárias para leitores jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados.
Dos sete escritores que venceram o concurso de 2010, dois ganharam prêmios nas edições de 2006, 2008 e 2009. Luís Pimentel*, de Feira de Santana (BA), recebeu menção honrosa na primeira edição, em 2006, com o conto Cabelos Molhados. José Luís Tavares, de Cabo Verde (África), foi premiado em 2008 com Os Secretos Acrobatas e em 2009 com À Bolina ao Redor do Natal, ambos de poesia.
As obras premiadas em 2010 são O Pênalti, de José Carlos Barbosa de Aragão (dramaturgia); Um Andarilho na Noite do Sertão, de Antonio da Costa Leal (tradição oral); Poemas para Viver em Voz Alta, de Ricardo Aleixo (poesia); Autores Especiais, de Rubiana Pereira Burg e Simone Xavier de Lima (perfil biográfico, em co-autoria); Sabenças, de Carlos Pessoa Rosa (novela); Ainda é Cedo, Amor, de Luís Pimentel (conto), e Arca do Banzé, de José Luís Tavares (poesia, obra de autor africano). Fonte:MEC
*LUIZ PIMENTEL:Natural de Feira de Santana, vive no Rio de Janeiro. Jornalista, contista, poeta e autor de ficção infanto-juvenil e de textos de humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário