sábado, 6 de novembro de 2010

Colégio Estadual Oliveira Brito chama atenção para questões ambientais

Grupo de Dança CEOB - Apresentação artística com a Música Planeta Água (Guilherme Arantes).
Desfile de roupas com material reciclado.
Abertura, exposição e palestra educativa.

Uma feira pedagógica culminou o projeto com muitas apresentações e exposições artísticas.

O Colégio Estadual Oliveira Brito, realizou no dia 29 de Outubro, o Projeto Meio Ambiente 2010, tendo como tema “Minha Escola, Meu Mundo, Meu lar”. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta tem chamado a atenção da sociedade e a escola tem papel importante na conscientização de soluções para preservar o meio ambiente.Sendo assim a Escola sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.

Foi trabalhada durante todo o desenvolvimento das aulas a questão da Educação Ambiental: conscientização sobre o lixo, reciclagem, reutilização, coleta e destino lixo que pode ser uma fonte importante de recurso financeiro, qualidade de vida em Feira de Santana, a questão sobre a consciência ecológica, redução do consumo de energia elétrica, a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente, poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.

As atividades realizadas durante o projeto engloba uma visita a Uefs, implementação na escola dos baldes de programas de seleção, reciclagem e destino do lixo, oficinas de artes (sacolas, reutilização de papel, lata, vidro, garrafas pet e etc), paródias, fantoches e apresentação de peças teatrais.

Entre as atividades apresentadas destacamos o desfile escolar realizado pelos alunos utilizando-se de material reciclado mostrando que é possível a reutilização do lixo. Além de uma exposição de artes com trabalhos, acessórios, brinquedos, utensílios feitos de material reciclado.


Mobilização

No dia 26 de Outubro aconteceu também na frente da escola uma mobilização feita pelos alunos chamada de “Parada da consciência ambiental”. Na sinaleira e na porta da escola os alunos distribuíam mudas de plantas, folders, panfletos e davam dicas sobre como cuidar do nosso planeta com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente. A Culminância final do projeto foi uma feira pedagógica com muitas apresentações e exposições artísticas.

O projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, para possíveis transformações e é pensando assim que o Colégio Estadual Oliveira Brito dará continuidade do Projeto no próximo ano.


PROFESSOR(A) REPÓRTER


Tânia Cerqueira

Colégio Estadual Oliveira Brito

Um comentário:

  1. Esse incentivo é muito importante para nossos alunos . Vamos divulgar sempre. Pró Ediann

    ResponderExcluir