domingo, 6 de junho de 2010

Professora fala da participação do Colégio Imaculada Conceição em projeto americano

Escola de Feira participa de projeto americano

A jovem estudante Hannah Valentine, que reside em Endwell, pequena cidade situada em New York, USA, sensibilizada com o massacre ocorrido em 2009 na pacata cidade de Binghamton também no interior deste estado, desenvolve um projeto que veio beneficiar a nossa Comunidade Escolar.

No dia 03 de abril de 2009, na Associação Cívica Americana, no Centro de Binghamton, 220 km de New York, vários imigrantes participavam de aulas de adaptação à língua inglesa, quando foram surpreendidos pelo vietnamita Jiverly Woong que assassinou violentamente 13 pessoas e feriu outras, todas de nacionalidades diferentes. Entre as vítimas, estava o pernambucano Almir Olímpio Alves, 43 anos, doutor em matemática, professor da UEPE, casado com a Profª Márcia Pereira Lins Alves que reside em Nazaré da Mata, Pernambuco. Menino humilde que ,convivendo com as dificuldades reais do Nordeste, bravamente destacou-se sendo o único filho a conseguir o Curso Superior.

Fazendo a Pós-graduação em Recife, em seguida buscando vôos mais altos, resolveu deixar família, licenciando-se do trabalho, cursava o Pós-doutorado na faculdade em Binghamton e sendo apoiado diretamente por amigos brasileiros que lá residem. Após o crime, a população daquela pequena cidade conheceu melhor a história daquele brasileiro que ali vivia. Todos ficaram comovidos.

Com o objetivo de criar um intercâmbio entre estudantes da localidade e outros da cidade natal de Almir, a jovem Hannah Vanlentine buscou ajuda no departamento de matemática da faculdade de Binghamton. No início do projeto, a esposa do professor Almir foi convidada para participar, mas por problemas pessoais, não foi possível. Ana Cristina Salviano, amiga pessoal de Almir e também estudante na mesma faculdade, resolveu buscar uma escola aqui no nordeste e, por seu intermédio, fui convidada a participar.

O Colégio Imaculada Conceição fica situado no bairro da Conceição.Os nossos estudantes conhecem as dificuldades da Comunidade, que tem um índice alto de evasão, repetência e seriam ideais para participar do projeto.Pais e alunos receberam bem a proposta e nas férias de Dezembro de 2009 ,recebemos 251 cartas de alunos das 3ª, 4ª, e 5ª séries do Homer Brink Elementary School. Eles falavam de suas preferências, gostos, suas vidas pessoais e se sentiam curiosos para saber como vivem nossos jovens.

As cartas foram distribuídas de 5ª à 8ª série, os alunos traduziram-nas nas aulas de inglês e escreveram cartas, uns trechos em inglês, onde se identificaram e em português tiveram a oportunidade também de falar sobre suas vidas, desenharam e mandaram fotos. E foram enviados juntamente com as respostas, dois vídeos com as atividades desenvolvidas na escola em 2008 e 2009 (festas juninas, folclore, Dia das mães, projeto da chita, etc). Esta remessa foi feita em abril e colaboradores brasileiros que vivem lá enviaram o dinheiro da postagem.As cartas foram recebidas e estão sendo traduzidas por Ana Cristina Salviano, que intermediou todo o projeto.

Foram arrecadadas doações da Faculdade de Binghamton, em todos os departamentos, mas principalmente no de Matemática que, ao saber que se tratava de um Projeto em Memória do Colega Almir Alves, participaram com prontidão. Foram enviadas várias caixas para o Colégio Imaculada Conceição no final de maio e está sendo organizada a entrega destes brindes, será também sorteado um brinde por turma.

Infelizmente não haverá continuidade, outras cartas não virão, mas fica a certeza de que tudo pode ser realizado quando há vontade, solidariedade, amizade. Agradeço a todos que participaram, diretamente e indiretamente: à Hannah, jovem decidida, batalhadora; a todos brasileiros e americanos que vivem lá e colaboraram; aos alunos que participaram com tanto carinho e aos colegas que me ajudaram.

Rita de Cássia Freitas Pimenta de Araujo.
Feira de Santana, 05/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário