terça-feira, 29 de junho de 2010

Fique por dentro: COLEGIADO ESCOLAR

Railda, Perpétua e Edna: responsáveis pelo Colegiado Escolar na Direc02
O Colegiado Escolar é um Conselho formado por diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam a partir do compartilhamento de responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação.

O papel do Colegiado é ampliar a participação de representantes das comunidades local e escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove ações voltadas para a formação dos membros do Colegiado, por meios de encontros, palestras, oficinas e videoconferências. A formação pela qual passam os novos representantes dos segmentos escolares prevê o desenvolvimento de competências relacionadas com a melhoria da participação, o compromisso e a co-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização da gestão escolar.

As ações do Colegiado são norteadas pelo Caderno de Orientações, elaborado pela Secretaria da Educação e disponibilizado online.

Objetivos
Com o propósito de fomentar a consolidação de um ambiente democrático e participativo nas escolas, a ação tem como principais objetivos a elaboração e distribuição do Caderno de Orientações; realização de eleições para novos membros do Colegiado; videoconferências com diretorias regionais de educação e escolas; construção do Sistema Escolar/Colegiado para o acompanhamento das ações desenvolvidas e elaboração e acompanhamento dos trâmites para implantação do Projeto de Formação Continuada do Colegiado Escolar.
Fonte: SUPAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário