quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Professores poderao receber bolsas do PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que oferece bolsas aos licenciandos para a valorização do magistério, aprovou em 2009 projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), participa do PIBID desde 2008 transferindo recursos para cada uma das escolas estaduais participantes do projeto aprovado pela UFBA através de Edital e pretende financiar as escolas estaduais que participam das propostas vencedoras no Edital PIBID 2009. Neste Edital foram aprovadas as propostas de todas as IPES baianas (UFRB, UNEB, UESC, UESB, UEFS, UFBA e da UEFS).

O Programa
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Modalidades
O PIBID oferece quatro modalidades de concessão de bolsas: bolsistas de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena, no valor de R$ 350; bolsistas de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais, no valor R$ 600; e bolsistas coordenadores institucionais de projeto e coordenadores de área de conhecimento, para docentes das instituições federais e estaduais, no valor de R$ 1,2 mil."
Fonte: Ascom Capes

3 comentários:

  1. gostária de saber porquer nós da 13dires alfabetizador demora tanto para receber as bolsa que e liberado pelo governo para receber

    ResponderExcluir
  2. sou agente de saude tenho mais posibilidade para cordenar e alfabetizar os alunos que e da minha areia porque eles tem mais confiaça em mim no momento tenho 160 familia cadastradas e a maioria não e alfabetizada gostária de saber se tenho alguma chance.Sou do interior da bahia estou esperando uma resposta.

    ResponderExcluir
  3. sou agente comunitario de saúde e tenho 160 familia cadastrada visito todos os dias e a maioria e analfabeto e eles sembre me pedem ajuda mais eles não querem mais ir a escola pela a idade gostária de cordenar ou alfabetizar pelo este programa do topa será que tenho chance estou esperando uma resposta sou do imterior da Ba meu E-mail e dalicelia1000@hotmail.com

    ResponderExcluir