terça-feira, 18 de maio de 2010

Educação Indígena na pauta das discussões

Fotos: Zezé Esteves
Ações e demandas da educação escolar indígena foram discutidas nessa terça-feira (18) no Fórum Estadual de Educação Indígena que aconteceu na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e que contou com a presença de Fabrícia Mota, técnica representante da Direc02. Criado em 2000, o Fórum é a instância prioritária de interlocução entre os povos indígenas e a Secretaria Estadual da Educação na construção coletiva da política pública para as etnias do nosso estado.

Atualmente existem 14 diferentes etnias em 87 comunidades indígenas em várias regiões da Bahia, segundo o secretário do Fórum, o índio Agnaldo Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hane, do município de Pau Brasil, região sul do estado. As principais reivindicações dessas etnias são: a realização de concurso público específico e diferenciado, a criação da categoria professor indígena e a implantação de novos estabelecimentos de ensino.

“Um projeto de lei para regulamentar a categoria tramita na Assembléia Legislativa há 12 anos e até o momento não foi votado”, enfatiza Adnilza Santos Macedo, da tribo Quiriri, município de Banzaê.


A Secretaria Estadual da Educação, parceira do evento, se fez representar através da Coordenadora da Educação Escolar Indígena, Gilvanete Evangelista(foto ao lado). Também foram representados a Secretaria Estadual de Justiça, a UEFS e estudantes de História da instituição.

Um comentário:

  1. CONHECI O jERRY DE PERTO, NÃO GOSTEI MUITO ARROGANTE, SUPERIOR, NEM PARECE LUTAR PELA QUESTÃO INDÍGENA.

    ResponderExcluir