quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Inscrições para cursos técnicos da Educação Profissional



      Inscrições para cursos técnicos da Educação Profissional 

     A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre, nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os 61 Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação à última oferta de 2012. Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. As inscrições ficarão abertas até o dia 23 de janeiro.
   Podem se inscrever estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e que são domiciliados no Estado da Bahia. Jovens e trabalhadores que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2013. Os sorteios serão realizados no dia 5 de fevereiro, no Instituto Anísio 
    Ao acessar o portal, a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar.  Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.



Sorteio Eletrônico - As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 05 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

 Matrícula - A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012.  O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade.O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Um comentário: