terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Projeto pedagógico da Ufsba


Projeto pedagógico da Ufsba é apresentado ao governador

O projeto pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba) foi apresentado nesta quinta-feira (3) pela reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal, e o ex-reitor da Ufba, Naomar de Almeida Filho, presidente da Comissão de Implantação da Ufsba, ao governador Jaques Wagner e ao secretário da Educação, Osvaldo Barreto, durante reunião na Governadoria.
Segundo Dora Leal, o projeto de lei para criação da nova universidade está no Congresso Nacional, aguardando aprovação dos parlamentares. “A nossa expectativa é que durante a reabertura dos trabalhos do Congresso o projeto entre em pauta e seja aprovado”.

Foto: Mateus Pereira / Secom
A nova universidade vai ter campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde será instalada a sede da reitoria. A previsão é de que a instituição comece suas atividades em 2014. Com sua plena implantação, prevista para o ano de 2020, vai gerar 10.800 novas vagas, somando-se todos os níveis de ensino superior.
Serão oferecidos 12 bacharelados interdisciplinares em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 licenciaturas interdisciplinares em cinco eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena, dez residências, 19 mestrados e nove doutorados. Além disso, cursos superiores tecnológicos e cursos de formação sequencial universitária.
Naomar de Almeida Filho afirmou que o ingresso à universidade se dará por meio dos bacharelados interdisciplinares, com seleção geral via Enem/Sisu, ou da Rede de Colégios Universitários (Cuni), instalados em escolas públicas nos 36 municípios de maior porte do sul da Bahia, mediante convênio com a Secretaria Estadual da Educação.
Para acesso à rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio nos municípios. Almeida Filho explicou que a Cuni constitui a principal inovação curricular proposta, “pois contará com avaliação presencial e atividades metapresenciais, por meio de equipamentos de teleducação conectados à rede digital de alta velocidade que a universidade implantará no seu território de abrangência”.
Auxílio de tecnologias avançadas - Para atender à demanda, todos os cursos da Ufsba serão ministrados com o auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, a fim de garantir educação de qualidade em todos os níveis de formação. Com esse objetivo, serão criados ambientes virtuais de aprendizagem com tecnologias de interface digital (games, sites, blogs, redes sociais, dispositivos multimídia) e instrumentos interativos de comunicação, através de redes digitais ligadas em tempo real, que permitem superar o ambiente escolar tradicional mediante hiperconectividade, espaços didáticos não físicos e situações metapresenciais.


Fonte: Secom - http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/4118

Nenhum comentário:

Postar um comentário