De 7 a 18 de novembro, 5.211 escolas da Bahia estarão mobilizadas para a realização das avaliações da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão 384.136 estudantes da 4ª série (5º ano), da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio que terão suas habilidades avaliadas em língua portuguesa, com ênfase em leitura, e em matemática, com foco na resolução de problemas.
As provas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas à melhoria da qualidade da educação no País e à redução das desigualdades existentes, promovendo a correção de distorções direcionando recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Essas informações estão disponíveis para toda a sociedade no site do Inep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário