sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escola da Direc02 oferece Curso Normal

A Escola Estadual Georgina de Melo Erisman é a única escola com formação de professores em Feira de Santana.
O início do ano letivo da rede pública estadual no município feirense, no último dia 22, veio acompanhado de uma grande novidade: a implantação do Curso Normal na Escola Estadual Georgina de Melo Erisman, atualmente a única escola com formação de professores em Feira de Santana.

O curso deixou de existir aos poucos no Brasil inspirado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que exigiu o diploma de nível superior para professores de educação infantil e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com prazo de dez anos para se colocar em prática.

Segundo Márcia Gonzaga, diretora do Colégio Georgina Erisman, a primeira turma possui 38 alunos, na sua totalidade do sexo feminino e de idades variadas. São 13 disciplinas distribuídas entre nove professores. “Estamos preparados para três turmas, mas ainda não foi atingido o número suficiente de alunos. Mas a procura tem sido crescente”, ressalta. Com a reformulação, o curso normal passou de três para quatro anos, ficando o último ano para o estágio.

A Escola Georgina Erisman fica localizada no bairro Chácara São Cosme é uma das 156 escolas coordenadas pela Diretoria Regional de Feira de Santana- Direc02, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação.

Opiniões de alguns professores do curso

“O curso de magistério dá condições de se trabalhar com a sutileza do processo educacional”

“Os professores têm que estar bem preparados, capacitados e conscientes do seu papel. Principalmente tem que amar o que faz”.

“A faculdade pula o processo da prática o que deixa muitos professores acadêmicos, ou seja, aqueles que não passaram pela formação do curso de magistério, menos sensíveis, consequentemente formadores de profissionais menos humanos”.

“O papel do professor constitui-se, basicamente, em ajudar o educando a aprender em todos os aspectos, isto é, na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, valores, idéias ou qualquer tipo de aprendizagem ainda não desenvolvida e julgada importante”.

O que pensam os alunos


“Tomei um susto quando soube que o curso de magistério tinha acabado. Busquei durante muito tempo e fiquei muito feliz ao saber que aqui em Feira ele tinha recomeçado”

“Estamos amando o curso”.

“Fiquei sabendo do curso através de uma amiga minha que estuda no Georgina, quando aqui estive no ano passado e aí não tive dúvidas. Era minha oportunidade”.

“Fiz o curso de Administração e me arrependi porque o Magistério é minha grande paixão. Finalmente com esta oportunidade estou concretizando este meu sonho”.

Um comentário:

  1. Pela importância do Curso Normal na qualificação da educação, pela compreensão e gestão ddática do processo aprendizagem, temos que lutar para que ele não se encerre e sensibilizar os governos a manter este curso, sob pena vermos cada vez mais um ensino desqualificado, descontextualizado e sem sentido.
    Beatris Reckziegel- Professora

    ResponderExcluir