quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Colégio Imaculada Conceição inova com cine e chita

O Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizada no bairro da Conceição I, em Feira, estará promovendo no próximo dia 7 (sábado) o seu “I Cine CEIC” e a culminância do “Projeto Chita”.

O “I Cine CEIC” objetiva apresentar alguns filmes que têm como pano de fundo importantes acontecimentos na História do século passado. A partir desses filmes foram desenvolvidos com alunos do 8º ano matutino, resenhas e discussões sobre seus respectivos contextos. Sob a coordenação do professor Raimundo Rodrigues, as apresentações deste trabalho terão início às 8 horas quando será exibido o filme Luzes da Cidade (Charles Chaplin).

Projeto Chita
Já a culminância do “Projeto Chita” acontecerá a partir das 14 horas, sob a coordenação das professoras Ana Rita Gomes e Ubineide Boaventura. Durante todo o projeto foram artesanalmente confeccionados pelos alunos dos três turnos e comunidade, objetos, roupas, sandálias, quadros, utilizando-se a chita (tecido) como foco, discutindo-se o histórico e utilização na própria comunidade. Para o evento de encerramento haverá uma exposição e venda dos materiais produzidos nas oficinas, com atração musical e um desfile de modas com roupas, calçados e acessórios, tudo feito com esse tecido popular.

Na opinião do diretor da escola, professor Cristiano Santos, os projetos obtiveram ótimos resultados. “Além das oficinas os alunos realizaram muitas pesquisas, estudos, debates, leituras e produção de textos, e puderam conhecer a história e a importância da chita na cultura do Brasil, além de ampliarem seus conhecimentos sobre alguns folguedos populares que tem a chita como indumentária", conclui.

O Colégio fica à Rua Calamar, s/n, ao lado da Igreja da Imaculada Conceição.

5 comentários:

  1. Eu tenho o maior orgulho de estuda no colégio, estudei meu ginásio todo lá, o colégio só tem a crescer principalmente agora com o diretor Cristiano santo no comando, um educador fora do normal uma pessoa excelente de grande coração que aceitou o desafio de transformar o Imaculada em realmente o colégio.

    ResponderExcluir
  2. O COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO CONSEGUIU UM LÍDER, PORÉM LÍDER SOZINHO NADA É OU FAZ. PARABÉNS EQUIPE DO IMACULADA PELO SUCESSO.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela bela festa da chita, todos estavam lindo com suas roupas de chita.
    Professores e funcionários tambem se vestiram para dar mais vida ao evento.

    ResponderExcluir
  4. Rosane , professora do Colégio Imaculada Conceição5 de dezembro de 2009 às 08:10

    Parabenizo você Maria José Esteves pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo divulgando os eventos ligados a educqação, principalmente os trabalhos desenvolvidos pelas equipes das escolas públicas, pois sem uma equipe responsável e comprometida não é possível sozinho fazer uma educação de qualidade e diferenciada, que possibilite aos nossos alunos outros aprendizados ,que ultrapassem as quatro paredes de uma sala ou transformem estas mesmas paredes em espaço de aprendizagem lúdico e prazeroso.

    Aproveitando deste espaço gostaria de tecer algumas considerações quanto ao Projeto da Chita.

    O Projeto em destaque na verdade pertence à professora Ana Rita Gomes, Licenciada em Estudos Sociais(UEFS), Pós Graduada em Desenho,Registro e Memória Visual(UEFS),Decoradora pela Escola Baiana de Artes e DEcoração - ABADE, onde a mesma já vem desenvolvendo este e outros projetos ligados a arte.

    A professora , artista, Ana RIta Gomes, nome respeitado e conhecido em Feira de Santana, trouxe para este colégio o Projeto Chita que de imediato abraçado por todos da comunidade interna e externa.Vale ressaltar também , a participação da conhecida artista Pilar Santana nome muito conhecido entre os apreciadores da arte que abrilhantou o citado projeto com exposição de obras de sua autoria.

    Senti falta neste espaço de uma foto da mentora do projeto , pois seria uma farma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido além de uma oportunidade para aqueles que não a conhecem de conhecê-la pois é uma artista da nossa Pricesa do Sertão e precisamos valorizar e reconhecer os nossos artistas.

    Não podemos mais desenvolver projetos só pelos projetos, e sim, através deles possibilitar aos envolvidos, novos direcionamentos na vida.E foi esse o grande sucesso do projeto, pois foi através dele que outros artistas internos passamos a conhecer e outras habilidades e competências foram desenvolvidas, transformando-se assim em fonte de renda., pois muito do que foi produzido pela comunidade foi vendido.Essa deve ser também a finalidade do projeto:descobrir novos talentos, desenvolver habilidades, propiciar novas profissões.

    Agora quanto à coordenação do projeto senti falta do nome de Ana Lúcia Cerqueira, professora de ciências que juntamente com a mentora do projeto Ana Rita Gomes,e da vice - diretora Ubineide Boaventura abraçou e coordenou brilhantemente este projeto contagiando a todos.

    Para finalizar parabenizo a mentora do projeto, a coordenação do mesmo, os alunos, funcionários, professores e a EQUIPE IMACULADA CONCEIÇÃO e em especial a professora Maria das Dores, uma artista nata, ex-diretora do referido colégio que produziu e vendeu o maior número de obras do evento.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo a professora Ana Rita pelo Projeto da Chita, evidenciado pela originalidade cultural e criatividade artística. Viva Feira!

    ResponderExcluir