segunda-feira, 29 de junho de 2009

UM GESTAR EM CADA ESCOLA

Tire suas Dúvidas

1. QUAL O DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROJETO/AÇÃO UM GESTAR EM CADA ESCOLA?

O projeto pedagógico está sendo encaminhado a todas as Diretorias Regionais com apresentação na pauta das visitas no período de 18 a 22 de julho/11 (1ª. etapa) e de 15 a 26 de agosto/11 (2ª. etapa). Alinhado com as escolas parceiras, o projeto será disponível no portal do Instituto Anísio Teixeira, no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br, link Um Gestar em cada Escola.

2. QUAL A DATA LIMITE PARA CONFIRMAÇÃO DE PARCERIA NO PROJETO/AÇÃO UM GESTAR EM CADA ESCOLA?
As escolas que confirmarem parceria até 20 de julho serão atendidas neste ano de 2011, observando-se apresentação de articulador de escola. Ultrapassando esse prazo, a escola ainda poderá enviar sua confirmação. No entanto, ressalvadas exceções, a escola será atendida no ano de 2012.


II ARTICULADOR DA ESCOLA

3. QUAL O PERÍODO DE TRABALHO DO ARTICULADOR DA ESCOLA?
O Articulador da Escola atuará nos turnos em que haja oferta do Ensino Fundamental II, de 5ª a 8ª séries (ou 6º ao 9º anos).

4. COMO FUNCIONARÁ A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DO ARTICULADOR DA ESCOLA NESTA FUNÇÃO?
• Articulador com cadastro de 20h: receberá 20h extras/mês, as quais deverão ser disponibilizadas integralmente para o projeto/ação Um GESTAR em cada Escola;
• Articulador com cadastro de 40h: poderá ser liberado de uma turma, compreendendo 16h/mês, além de dispor de 4h que integram sua carga horária de AC, totalizando, portanto, 20h/mês para atuação como articulador do projeto/ação Um GESTAR em cada Escola.

5. O PROFISSIONAL EM REGIME DO REDA PODERÁ ATUAR COMO ARTICULADOR DA ESCOLA?
Sim, sobretudo em atenção à necessidade imediata da escola, desde que exista viabilidade de um substituto para assumir as suas turmas. Tendo em vista a carga horária de 40h, poderá ser liberado de uma turma, compreendendo 16h/mês, além de dispor de 4h que integram sua carga horária de AC, totalizando, portanto, 20h/mês para atendimento ao projeto/ação Um GESTAR em cada Escola.

6. O PROFISSIONAL/ESTAGIÁRIO TEMPORÁRIO PODERÁ ATUAR COMO ARTICULADOR DA ESCOLA?
Sobretudo em observância e atenção à necessidade imediata da escola, esgotadas todas as possibilidades de um efetivo assumir a articulação, caberá ao gestor analisar a situação, e entendida essa alternativa, o Programa acatará em prévio entendimento com SUDEPE/SEC.

7. NÃO HAVENDO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA OU DE MATEMÁTICA, A ESCOLA PODERÁ APRESENTAR UM PEDAGOGO?
Desde que participe efetivamente da qualificação profissional, essa possibilidade será respeitada. Destaquemos que o pedagogo não poderá assumir articulação de área, atuando apenas como mediador na implementação, execução e avaliação das ações para desenvolver os propósitos do projeto na escola, especialmente com os regentes de classe.

8. SE A ESCOLA NÃO TIVER ARTICULADOR DA ESCOLA, AINDA ASSIM PODERÁ IMPLEMENTAR O PROJETO/AÇÃO?
Caberá a escola buscar alternativas/medidas para constituir esse profissional, pois somente ele poderá melhor representar a instituição respondendo pelo desenvolvimento do projeto/ação.


III QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTICULADORES DAS UNIDADES DE ENSINO (185H)

9. QUANDO INICIARÃO AS ATIVIDADES DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PREVISTA PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS?
No dia 30/julho, observando-se as informações oficiadas (Ofícios Circulares nº. 38, 40 e 49/2011-GESTAR/IAT).

10. ONDE ACONTECERÃO OS ENCONTROS PRESENCIAIS COM O PROFISSIONAL DO GESTAR?
Nas DIREC, conforme informações oficiadas (Ofícios Circulares nº. 38, 40 e 49/2011).

11. A CARGA HORÁRIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS (185H) ESTÁ INTEGRADA NA CARGA HORÁRIA DE SEU TRABALHO PARA ATUAÇÃO NA ESCOLA (20H/MÊS)?
Não. A carga horária de 185h concede um certificado de qualificação, obrigatória ao articulador, destacando-se programação de CH inter-relacionada com o exercício de articulador da escola.


12. O ARTICULADOR DA ESCOLA RECEBERÁ CERTIFICADO PELA CARGA HORÁRIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?
Sim. Observando o cumprimento das atividades, o Instituto Anísio Teixeira certificará os articuladores.

13. QUAL A DATA LIMITE PARA O INGRESSO DE ARTICULADORES DA ESCOLA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?
Somente até o segundo encontro, previsto para 06 de agosto de 2011.

14. O ARTICULADOR DA ESCOLA RECEBERÁ BOLSA AUXÍLIO PARA OS DESLOCAMENTOS?
Sim. Devido ao período necessário para cadastramento, o recurso será concedido na folha de pagamento do mês de agosto com ressarcimento do custo de julho. A Coordenação Administrativa do Programa poderá fazer contato para confirmar dados funcionais.

15. QUANDO OCORRERÁ NOVA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS QUE NÃO INGRESSARAM EM 2011?
A previsão é março/2012, antecedendo-se algumas comunicações em favor do planejamento geral.

16. PARA GARANTIR O CERTIFICADO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DAS ESCOLAS, QUAL A PORCENTAGEM MÍNIMA DE FREQUÊNCIA?
A frequência deve ser maior ou igual a 90%.

17. CASO OCORRA DE, NO DIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, O ARTICULADOR DA ESCOLA ESTEJA EM CLASSE, COMO JUSTIFICAR AUSÊNCIA NA ESCOLA?
Uma vez que a escola aderiu ao projeto/ação, a presença do articulador deve ser assegurada pela própria unidade de ensino sob apoio do gestor. Destacamos a importância de que a turma/classe não seja prejudicada com a ausência do professor, quem deverá buscar alternativas que correspondam à sua regência naquele dia.


III CADERNOS DOS ALUNOS

18. QUANDO OS CADERNOS ESTARÃO EFETIVAMENTE NAS ESCOLAS?
Está previsto para agosto/2011.

19. QUEM RECEBERÁ O CADERNO DO ALUNO?
• As Escolas que assinaram o termo de parceria e já têm Articulador definido.

• As escolas de lotação dos professores em curso na ação formativa (cursistas/2011).


Aproveitamos para reforçar que a equipe/GESTAR encontra-se ao inteiro dispor para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Parabéns às 514 Escolas PARCEIRAS do projeto Um GESTAR em cada ESCOLA!

Coordenação Estadual do Programa GESTAR

Um comentário:

  1. Estou como articuladora do gestar na área de linguagem. Sou professora da DIREC 10,aproveito o espaço oara dizer o quanto vai ser importante para as nossas escolas essa ação de articulação na rede de ensino. Estou apostando no trabalho e espero realizarmos um bom trabalho. Professora Articuladora do GESTAR

    ResponderExcluir