Tire suas Dúvidas
1. QUAL O DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PROJETO/AÇÃO UM GESTAR EM CADA ESCOLA?
O projeto pedagógico está sendo encaminhado a todas as Diretorias Regionais com apresentação na pauta das visitas no período de 18 a 22 de julho/11 (1ª. etapa) e de 15 a 26 de agosto/11 (2ª. etapa). Alinhado com as escolas parceiras, o projeto será disponível no portal do Instituto Anísio Teixeira, no endereço www.iat.educacao.ba.gov.br, link Um Gestar em cada Escola.
2. QUAL A DATA LIMITE PARA CONFIRMAÇÃO DE PARCERIA NO PROJETO/AÇÃO UM GESTAR EM CADA ESCOLA?
As escolas que confirmarem parceria até 20 de julho serão atendidas neste ano de 2011, observando-se apresentação de articulador de escola. Ultrapassando esse prazo, a escola ainda poderá enviar sua confirmação. No entanto, ressalvadas exceções, a escola será atendida no ano de 2012.
II ARTICULADOR DA ESCOLA
3. QUAL O PERÍODO DE TRABALHO DO ARTICULADOR DA ESCOLA?
O Articulador da Escola atuará nos turnos em que haja oferta do Ensino Fundamental II, de 5ª a 8ª séries (ou 6º ao 9º anos).
4. COMO FUNCIONARÁ A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DO ARTICULADOR DA ESCOLA NESTA FUNÇÃO?
• Articulador com cadastro de 20h: receberá 20h extras/mês, as quais deverão ser disponibilizadas integralmente para o projeto/ação Um GESTAR em cada Escola;
• Articulador com cadastro de 40h: poderá ser liberado de uma turma, compreendendo 16h/mês, além de dispor de 4h que integram sua carga horária de AC, totalizando, portanto, 20h/mês para atuação como articulador do projeto/ação Um GESTAR em cada Escola.
5. O PROFISSIONAL EM REGIME DO REDA PODERÁ ATUAR COMO ARTICULADOR DA ESCOLA?
Sim, sobretudo em atenção à necessidade imediata da escola, desde que exista viabilidade de um substituto para assumir as suas turmas. Tendo em vista a carga horária de 40h, poderá ser liberado de uma turma, compreendendo 16h/mês, além de dispor de 4h que integram sua carga horária de AC, totalizando, portanto, 20h/mês para atendimento ao projeto/ação Um GESTAR em cada Escola.
6. O PROFISSIONAL/ESTAGIÁRIO TEMPORÁRIO PODERÁ ATUAR COMO ARTICULADOR DA ESCOLA?
Sobretudo em observância e atenção à necessidade imediata da escola, esgotadas todas as possibilidades de um efetivo assumir a articulação, caberá ao gestor analisar a situação, e entendida essa alternativa, o Programa acatará em prévio entendimento com SUDEPE/SEC.
7. NÃO HAVENDO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA OU DE MATEMÁTICA, A ESCOLA PODERÁ APRESENTAR UM PEDAGOGO?
Desde que participe efetivamente da qualificação profissional, essa possibilidade será respeitada. Destaquemos que o pedagogo não poderá assumir articulação de área, atuando apenas como mediador na implementação, execução e avaliação das ações para desenvolver os propósitos do projeto na escola, especialmente com os regentes de classe.
8. SE A ESCOLA NÃO TIVER ARTICULADOR DA ESCOLA, AINDA ASSIM PODERÁ IMPLEMENTAR O PROJETO/AÇÃO?
Caberá a escola buscar alternativas/medidas para constituir esse profissional, pois somente ele poderá melhor representar a instituição respondendo pelo desenvolvimento do projeto/ação.
III QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTICULADORES DAS UNIDADES DE ENSINO (185H)
9. QUANDO INICIARÃO AS ATIVIDADES DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PREVISTA PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS?
No dia 30/julho, observando-se as informações oficiadas (Ofícios Circulares nº. 38, 40 e 49/2011-GESTAR/IAT).
10. ONDE ACONTECERÃO OS ENCONTROS PRESENCIAIS COM O PROFISSIONAL DO GESTAR?
Nas DIREC, conforme informações oficiadas (Ofícios Circulares nº. 38, 40 e 49/2011).
11. A CARGA HORÁRIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS (185H) ESTÁ INTEGRADA NA CARGA HORÁRIA DE SEU TRABALHO PARA ATUAÇÃO NA ESCOLA (20H/MÊS)?
Não. A carga horária de 185h concede um certificado de qualificação, obrigatória ao articulador, destacando-se programação de CH inter-relacionada com o exercício de articulador da escola.
12. O ARTICULADOR DA ESCOLA RECEBERÁ CERTIFICADO PELA CARGA HORÁRIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?
Sim. Observando o cumprimento das atividades, o Instituto Anísio Teixeira certificará os articuladores.
13. QUAL A DATA LIMITE PARA O INGRESSO DE ARTICULADORES DA ESCOLA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?
Somente até o segundo encontro, previsto para 06 de agosto de 2011.
14. O ARTICULADOR DA ESCOLA RECEBERÁ BOLSA AUXÍLIO PARA OS DESLOCAMENTOS?
Sim. Devido ao período necessário para cadastramento, o recurso será concedido na folha de pagamento do mês de agosto com ressarcimento do custo de julho. A Coordenação Administrativa do Programa poderá fazer contato para confirmar dados funcionais.
15. QUANDO OCORRERÁ NOVA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS ARTICULADORES DAS ESCOLAS QUE NÃO INGRESSARAM EM 2011?
A previsão é março/2012, antecedendo-se algumas comunicações em favor do planejamento geral.
16. PARA GARANTIR O CERTIFICADO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DAS ESCOLAS, QUAL A PORCENTAGEM MÍNIMA DE FREQUÊNCIA?
A frequência deve ser maior ou igual a 90%.
17. CASO OCORRA DE, NO DIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, O ARTICULADOR DA ESCOLA ESTEJA EM CLASSE, COMO JUSTIFICAR AUSÊNCIA NA ESCOLA?
Uma vez que a escola aderiu ao projeto/ação, a presença do articulador deve ser assegurada pela própria unidade de ensino sob apoio do gestor. Destacamos a importância de que a turma/classe não seja prejudicada com a ausência do professor, quem deverá buscar alternativas que correspondam à sua regência naquele dia.
III CADERNOS DOS ALUNOS
18. QUANDO OS CADERNOS ESTARÃO EFETIVAMENTE NAS ESCOLAS?
Está previsto para agosto/2011.
19. QUEM RECEBERÁ O CADERNO DO ALUNO?
• As Escolas que assinaram o termo de parceria e já têm Articulador definido.
• As escolas de lotação dos professores em curso na ação formativa (cursistas/2011).
Aproveitamos para reforçar que a equipe/GESTAR encontra-se ao inteiro dispor para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Parabéns às 514 Escolas PARCEIRAS do projeto Um GESTAR em cada ESCOLA!
Coordenação Estadual do Programa GESTAR
Estou como articuladora do gestar na área de linguagem. Sou professora da DIREC 10,aproveito o espaço oara dizer o quanto vai ser importante para as nossas escolas essa ação de articulação na rede de ensino. Estou apostando no trabalho e espero realizarmos um bom trabalho. Professora Articuladora do GESTAR
ResponderExcluir