Apresentação da "Parada Literária"
Grupos de discussão foram formados pelos alunos
Essa quarta-feira teria sido um dia qualquer na minha vida ou apenas mais um “Dia do Estudante” na vida daquelas crianças e adolescentes. Mas não foi. Nesse 11 de agosto o Programa Mais Educação do Colégio Estadual PauloVI, através da sua equipe gestora, promoveu para seu alunado o projeto “Dia Mais”, um dia inteiro cheio de atividades lúdicas desenvolvidas a partir do tema “ Saber para Crescer, Crescer com Saber”.
Na parede do auditório do SESC/Feira, no bairro Tomba, onde aconteceram às atividades, uma frase do educador Paulo Freire retratava justamente o que ali estávamos vivenciando: “A Educação não transforma o mundo. Transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire infelizmente não conheceu Ana Verena Amorim, a diretora do Colégio (foto de amarelo), nem Márcia de Assis, a coordenadora do Programa na Paulo VI (foto de branco), tampouco os demais professores, monitores, orientadores e funcionários envolvidos.
Programação
Diante do olhar atento das representantes da Direc02, Izaura Alves, titular da Coordenadoria da Educação
À tarde, antes do início da animada boate comandada pelo DJ Chiclete, pude testemunhar aquilo que não consigo descrever com palavras. Minha emoção veio à tona em lágrimas ao assistir a apresentação da peça teatral “Sincretismo, Ética e Reforma Agrária – O Pagador de Promessas”, encenada por um grupo com cerca de 35 alunos. Este momento cultural eles carinhosamente apelidaram de Parada Literária. (Saiba mais e veja todas as fotos).
Depois de receber um abraço carinhoso de uma das alunas e ao retornar para casa - com tudo o que vi naquele dia ainda latente em meus pensamentos - fui abordada numa sinaleira por uma criança. Não ouvi o que ele me falou tamanha minha distração, mas lembro muito bem do que eu lhe disse: - Se você quiser ser uma pessoa capaz de transformar o mundo, vá ao bairro Aviário, e estude numa escola chamada Paulo VI.
Maria José Esteves-Direc 02-Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário