
Mais do que planejar o ano letivo, a Jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências. Este ano, o tema central é Organização do trabalho pedagógico: os educadores e suas práticas, tendo como foco dois aspectos: o currículo e a articulação docente como componente curricular.
No total, serão mais de 120 polos (locais de encontro) distribuídos na capital e interior, envolvendo todas as 1.640 escolas da rede. Nos dias 8, 9 e 10, a Jornada acontecerá nas próprias unidades escolares.
Boas práticas
Um dos destaques na Jornada é a valorização das boas práticas curriculares da rede estadual da educação, como por exemplo, o Projeto de Ressignificação da Dependência. Ou seja, prática que consiste em oferecer, em outro turno, a disciplina em que o estudante foi reprovado, para propiciar a reaprendizagem. A Jornada também abre espaço para que as próprias escolas avaliem como vão se organizar para trabalhar com os cinco eixos temáticos do currículo diversificado, que passa a ter como foco a base nacional comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário