sábado, 30 de abril de 2011
Projeto de Uso Racional da Água nas Escolas
sexta-feira, 29 de abril de 2011
TV Escola exibe documentário sobre a hipersexualização
De origem canadense, o documentário contém reflexões sobre a exploração da sexualidade pela mídia para estimular o consumo. Durante o programa, uma professora convidada sugere a elaboração de trabalho no qual os alunos façam a comparação do corpo apresentado nos meios de comunicação com um corpo real.
Um dos principais focos do documentário é a confusão causada em crianças e adolescentes expostos ao bombardeio de imagens eróticas exibidas nos meios de comunicação de massa. Em um trecho, o filme exibe fotos de publicações para adolescentes e de revistas pornográficas. A semelhança choca professores, pais e os próprios adolescentes.
A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 112 da operadora Sky, 694 da Telefônica TV Digital e 123 da Via Embratel. Pode ser captada por antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e na digital banda C vertical, frequência 3965. Outra opção é o acesso pela página eletrônica do Ministério da Educação.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
A hora da educação
Todos sabem e de tanto se falar, a frase já se tornou lugar comum: a educação é o melhor caminho para solucionar problemas sociais. Está em nossas mãos formular as bases da mudança e garantir uma educação de qualidade para os brasileiros.
Está em curso no Congresso Nacional a análise do Plano Nacional de Educação, PNE, que é decenal e visa projetar o que queremos para os educandos do Brasil na próxima década.
Porém, é preciso lembrar que a educação é um projeto de médio e longo prazo que perpassa governos. Daí, a responsabilidade do Congresso em garantir Políticas Públicas de Estado.
O Brasil avançou muito. Nosso país foi o terceiro que mais evoluiu em educação nos últimos dez anos. Nossas metas estão sendo cumpridas, e um exemplo é a inclusão de crianças especiais que aumentou 493% segundo dados do Censo Escolar. Os indígenas já estão na escola. Agora, nosso desafio é garantir a qualidade do ensino. Contudo, o Brasil tem 3 milhões e 700 mil crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. São pobres, moram longe ou são portadores de algum tipo de deficiência. Dos que entram na escola, 95% concluem a quarta série, 79% a oitava série e apenas 58% concluem o terceiro ano do ensino médio. Desses, 29% saem com a aprendizagem mínima em Língua Portuguesa e apenas 11% em Matemática. São dados do Movimento Todos pela Educação. Leia na íntegra
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Aprovado aumento de frequência mínima nas escolas
A frequência mínima para aprovação dos alunos da educação básica deverá subir dos atuais 75% para 80% do total de horas letivas. A elevação consta do projeto de lei do Senado (PLS 385/07), de autoria do então senador Wilson Matos, que foi aprovado nesta terça-feira (26), em decisão terminativa , pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo elaborado pelo relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Segundo o texto, "o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de oitenta por cento do total de horas letivas para aprovação".
Audiências
A CE aprovou ainda requerimento elaborado pelo Grupo de Pauta da comissão que determina a realização da primeira audiência pública sobre o projeto do Plano Nacional de Educação, que ainda se encontra na Câmara dos Deputados. A audiência, marcada para o dia 4 de maio, deverá contar com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Governador Jaques Wagner lança Pacto pela Educação
No Dia Nacional da Educação, quinta-feira (28/04), o governador Jaques Wagner e o secretário da Educação Osvaldo Barreto lançam às 14 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o Pacto pela Educação – Todos pela Escola.
O Pacto visa melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais, em toda a Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios e a parceria da sociedade. Na oportunidade, também será apresentado o plano de ações e metas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para a gestão 2011-2014.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2011
Estão abertas, até 26 de junho de 2011, as inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores para professores.
Em sua sexta edição, o prêmio procura reconhecer os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas estaduais, municipais, federais, particulares, fundações, secretarias municipais, estaduais de ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) ou NRTE e escolas técnicas públicas.
O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar. Dessa forma, a premiação propicia a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua para educadores, educandos e a comunidade de seu entorno, bem como a valorização de lideranças e o reconhecimento da importância de seu papel para a criação de uma cultura de uso de tecnologias nos ambientes educacionais.
Para mais informaçõe, acesse o endereço www.educadoresinovadores.com.br ou veja o anexo abaixo.
domingo, 24 de abril de 2011
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2010
Baixe aqui o regulamento. EM PDF e Anexos em WORD
Conheça nossos coordenadores estaduais
Manual Passo a Passo inscrições on line Clique Aqui
sábado, 23 de abril de 2011
Cursos para professores nas áreas de Ciências Humanas
O Instituto Anísio Teixeira - IAT, juntamente com a Secretaria da Educação e o MEC, está oferecendo, em 33 municípios da Bahia, cinco cursos de Formação Continuada para professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental na rede pública de Educação.
Serão ofertadas 50 vagas por curso, sendo 35 para professores da rede municipal e 15 para professores da rede estadual, totalizando, em cada município, um total de 250 vagas.
Os critérios utilizados para a composição da relação foram a ordem de chegada do Termo de Adesão e a localização geográfica e infra-estrutura do município. Já os critérios adotados para o ingresso no curso foi possuir formação na área do conhecimento dos cursos ofertados e estar em efetiva regência de classe (critério válido para os professores de Ciências, Geografia, História e Educação Física). Todos os cursos têm uma carga horária de 120 horas, que será ministrada aos sábados nos turnos da manhã e da tarde, durante quatro meses, com início previsto para agosto.
Os municípios que foram contemplados para participarem dessas capacitações devem se responsabilizar por divulgar a abertura das inscrições, disponibilizarem aos sábados espaços nas escolas, que devem conter cinco salas de aula com capacidade para 50 pessoas em cada uma e mais uma sala destinada à permanência do coordenador do curso.
Os municípios contemplados na lista disponível abaixo devem enviar, com a maior brevidade possível, o endereço exato, incluindo o CEP do local aonde ocorrerá a formação. Caso existam vagas remanescentes, essas serão ofertadas para os municípios do entorno, a partir de assinatura de termo de adesão pelo prefeito, que será o responsável pelo custo com a logística dos professores inscritos. Os demais municípios que enviaram Termos de Adesão com o interesse de sediarem a formação e que não foram atendidos estão inseridos em lista de espera e serão atendidos em caso de ampliação da oferta dos cursos.
As inscrições serão realizadas através da Plataforma Paulo Freire, no endereço http://freire.mec.gov.br.
Clique AQUI para ver os 33 municípios contemplados.
Fonte: IAT
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Mais Educação: Escolas devem enviar planos de trabalho até o dia 26 de abril
Saiba Mais no site do MEC
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Olimpíada de Matemática deve atingir 20 milhões de alunos
A primeira fase da edição de 2011 acontecerá em 16 de agosto e todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição, entretanto, deve ser feita pelas escolas. A organização da Obmep incentiva as escolas a inscrever todos os seus alunos para a primeira fase.
No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio. Leia Mais...
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Direc02 realiza encontro com dirigentes de suas Unidades Escolares
O diretor da DIREC 02, Eutímio Almeida, reuniu na manhã desta quarta-feira (20), no Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira, diretores e vices-diretores de 156 Unidades Esclares sob a jurisdição desta Regional.
"Direito do aluno de ter aula e direito de aprender deverão ser o foco das ações neste ano de 2011 em todas as escolas da DIREC 02", enfatizou o diretor, após às boas vindas aos presentes seguido pelos Coordenadores da COARE e CODEB, Beldes Ramos e Izaura Alves, respectivamente. Na oportunidade, Eutímio destacou alguns aspectos institucionais, a exemplo da relação Direc 02 e Unidades Escolares partindo das competências da instituição segundo o Regimento da Secretaria Estadual da Educação. Apresentou a definição de Pólos e um cronograma anual de reuniões destes, bem como o detalhamento sobre o Pacto Educativo local, a ser implantado ainda neste semestre.
"O Pacto Educativo nada mais é do que a reunião de todos os segmentos da sociedade para propor, executar ou acompanhar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino público", enfatizou o deiretor após pontuar os elementos básicos da proposta, sua estruturação em comitês e algumas ações preliminares. Seguindo a programação, alguns informes gerais sanaram dúvidas principalmente sobre contratações via PST, vigilância escolar, solicitações de materiais e equipamentos, otimização dos gastos públicos e outros aspectos administrativos.
O técnico Maicon, do setor de Programação Escolar na DIREC 02, esclareceu dúvidas e respondeu aos questionamentos dos diretores e vices quanto ao preenchimento dos formulários, distribuição de aulas e liberação de vagas. Antes da conclusão do evento a palavra foi franqueada ao público presente que correspondeu com algumas reivindicações pontuais.
Senai abre seleção para cursos gratuitos
Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai.
Em Feira de Santana, estão sendo oferecidas 132 vagas, divididas entre os cursos de Auxiliar de Obras de Edificações (70 vagas), Eletricidade Industrial (38 vagas) e Manutenção Mecânica (24 vagas). Para se candidatar, os interessados devem ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula.
Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.
Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo Senai, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.
Páscoa na escola: que tom ela tem?
- 1. A Páscoa não é distribuição de ovos
- Entender o significado dessa celebração deve ser o primeiro passo do trabalho na escola, já que a criança vem sendo bombardeada há semanas com comerciais de ovos de chocolate na TV - e pode concluir, com isso, que se trata apenas de um dia para trocar guloseimas. "As crianças pequenas, especialmente, relacionam a Páscoa com ovos, apenas", confirma Patrícia Maria Silva Brum Pimenta, diretora pedagógica do Colégio Brumline, de São Paulo. "Por isso, sem enfatizar o aspecto religioso, mas sim histórico, explicamos o que esse dia significa para os católicos. Antes disso, porém, avisamos aos pais que falaremos do assunto", ressalta Patrícia, sinalizando algo importante: é bom que fique claro para os pais, de preferência no início do ano, que tipo de postura a escola assumirá diante de comemorações como Páscoa e Natal.
Outra dica é trabalhar também o sentido da Páscoa Judaica, ou Pessach, sobretudo se houver alunos judeus na escola. Assim, introduz-se a noção de pluralidade religiosa, e o ponto de vista histórico-cultural ganha força. - 2. Coelho não bota ovo
- Esta não é uma confusão incomum, e vale a pena esclarecer o assunto com as crianças do Ensino Fundamental I, partindo do trabalho com símbolos pascais em geral. Os ovos (por conterem uma nova vida) e os coelhos (por terem muitos filhos) tornaram-se símbolos populares da Páscoa, mas não têm, obviamente, relação direta entre si. "Relatamos uma lenda sobre crianças que descobrem uma cesta de ovos pintados por sua mãe na mesma hora em que passa correndo um coelhão", diverte-se a coordenadora Vânia Barone Monteiro, do Colégio Dante Alighieri, completando: "Assim explicamos de forma lúdica a ligação entre os ovos e o coelho e ainda aproveitamos para tratar o gênero lenda". Vânia revela, ainda, que os alunos maiores, do 4º e 5º ano, deparam com um verdadeiro desafio de Páscoa: entender por que essa celebração não possui data pré-definida, e o que isso tem a ver com o equinócio de outono, um conceito complexo, que se torna mais acessível quando abordado no contexto.
- 3. Ovos compartilhados
- No último ano da Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, a Páscoa pode ser um bom gancho para uma atividade lúdica que envolva compartilhar, um valor essencial para essa faixa etária. "Na aula de culinária, os alunos podem fazer, juntos, um ovo de Páscoa e depois reparti-lo. Ou a classe se organiza para um amigo-secreto de bombons", sugere Carmen Silvia Penha Galluzzi, psicóloga educacional da Organização Educacional Margarida Maria (OEMAR), de São Paulo. Muitos professores, quando ganham ovos dos pais, também optam por compartilhá-los com a classe (embora não seja uma obrigação, claro).
- 4. Um ovo, dois ovos, três ovos... Assim, não!
- Dividir os ovos também impede que as crianças se entreguem às guloseimas sem restrição. Afinal, o consumo de chocolate em excesso faz mal, e é bom que a criançada saiba. Outro bom gancho sugerido pela psicóloga educacional Carmen Galluzzi é a questão nutricional. "Em vez de comer chocolate, que tal experimentar os alimentos da dieta do coelho? Além de muito acessíveis, a alface e a cenoura são nutritivas e gostosas", lembra ela. Em casa, a recomendação é a mesma: limite no consumo de tentações, para que a Páscoa não fique estigmatizada como um momento de liberação geral à mesa.
- 5. A programação de ensino deve ser preservada!
- Na semana da Páscoa, as aulas já serão interrompidas na quarta-feira, devido ao longo feriado. Não faz sentido, assim, que se percam horas importantes para o ensino do conteúdo com troca de chocolates e confecção de orelhinhas de coelho - embora se possa reservar o período de uma aula para atividades assim. "Reservamos no máximo 1h30 para um lanche comunitário com colomba pascal e chocolate. Na aula de artes, a produção de coelhinhos e afins é opcional, o aluno decide se quer fazer", diz Vânia Barone Monteiro, do Colégio Dante Alighieri. No caso das escolas públicas, cada Secretaria de Educação define como essas celebrações podem ser trabalhadas nas instituições de seu estado ou município, de modo a não prejudicar o andamento das aulas. No Rio Grande do Sul, nove sábados ao ano são reservados para isso."Faremos uma apresentação no sábado dedicado à Páscoa, envolvendo alunos de todo o Ensino Fundamental", diz a supervisora Alice Von Groll, da E.E. Fátima de Canoas. Após a comemoração, fotos e informações sobre o projeto serão publicadas no blog da escola.
- 6. E o Coelhinho da Páscoa?
- As crianças menores da Educação Infantil, de até 4 anos, estão com a imaginação a toda e podem tirar proveito de uma busca pelos ovos deixados pelo Coelhinho da Páscoa, no estilo "caça ao tesouro", seja em casa ou na escola. "O enfoque pode ficar na brincadeira em si, e não no personagem do Coelhinho", aponta a psicóloga educacional Carmen Galluzzi, estimulando pais, professores e crianças a se juntarem nessa troca lúdica. Ovinhos de chocolate e coelhos de pelúcia ou sucata podem incrementar a fantasia característica da época, sem prejudicar em nada o andamento escolar dos menorzinhos.
- 7. Para os católicos, ênfase na espiritualidade
- Se você optou por colocar seu filho em um colégio oficialmente católico-cristão, é natural que conte, nessa época, com um trabalho mais espiritualizado. "Aqui, nem estimulamos a troca de ovos de chocolate, já que é a noção de vida nova, de renascimento, que nos interessa na Páscoa", diz Simone Alcântara A. A. Faria, assessora de formação cristã do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís, em São Paulo. Simone explica que as famílias - muitas delas judias, evangélicas ou de outras religiões - matriculam seus filhos no colégio já plenamente conscientes de sua postura religiosa. Sendo assim, a formação cristã abrange todos os alunos. Antes da Páscoa, os pequenos aprendem sobre o sentido da Quaresma e da Ressurreição. Para o Ensino Médio, há até mesmo uma proposta extracurricular: os alunos poderão participar de um retiro durante o feriado da Páscoa. "Organizamos as viagens, nas quais os alunos se aprofundarão nessa experiência cristã", conta o professor Renan Nascimento, que também acompanha um trabalho voluntário realizado por alunos de 14 a 17 anos no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC). Na quarta-feira anterior à Páscoa, eles promoverão uma festinha para os pacientes da Ortopedia.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Videoconferência esclarece dúvidas sobre a EJA
Concurso para professor do Estado convoca para avaliação de títulos
Foram convocados mais de 5 mil candidatos aprovados nestas primeiras etapas que terão de 25 a 29 de abril para apresentar titulação. O resultado final do concurso está previsto para início de junho próximo.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Videoconferência orienta escolas para o Prêmio de Gestão Escolar
Durante a videoconferência, representantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia vão apresentar o regulamento e orientar os participantes para o processo de inscrição on-line, que acontece pela primeira vez neste ano. Além disso, o diretor Francisco Nascimento, do Colégio Estadual Casa Jovem II, vai falar sobre o case de sucesso que fez a unidade vencer a edição do ano passado, com o Troféu Destaque Brasil.
A coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Telma Holtmann, ressalta que a videoconferência vai possibilitar a solução de dúvidas das escolas para a preparação do dossiê, que deve ser entregue até o dia 17 de junho. “Além disto, a apresentação da escola vencedora de 2010 vai servir de estímulo para as outras unidades participarem”, afirma.
As inscrições do Prêmio já estão abertas. Para participar, os interessados devem acessar este link
Fonte: SEC
Secretaria da Educação divulga resultado do Universidade para Todos
O período de matrícula será de 18 de abril a 2 de maio, conforme calendário disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Para os estudantes da capital, a matrícula será realizada de 25 a 29 de abril, no mesmo local e turno que o candidato optou para cursar o pré-vestibular.
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domingo, 17 de abril de 2011
Abertas inscrições para o I Simpósio de Educação Superior Virtual
Acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2011 o I Simpósio de Educação Superior Virtual, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O evento acontece no campus da UESB de Vitória da Conquista. O objetivo é estudar a relação educação/comunicação mediada por tecnologias e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, além da socialização de estudos e pesquisas sobre a educação à distância na contemporaneidade com o uso das tecnologias inteligentes.
O seminário buscar ainda refletir sobre as contribuições das tecnologias de informação e comunicação na construção de novos percursos de formação e de aprendizagem, debater acerca dos desafios e perspectivas da educação à distância para o século XXI, compreender a identidade do profissional de EAD e discutir políticas de EAD no Brasil.
O evento conta com a presença da professora Irene Carzola, Diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira – IAT, e do professor Rodrigo Aragão, Diretor da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional do IAT. Serão ofertadas 33 vagas para as jurisdições das DIREC, 06 Ilhéus, 07 Itabuna, 13 Jequié, 14 Itapetinga, 19 Brumado, 20 Vitória da Conquista, 24 Caetité e 30 Guanambi.
As inscrições podem ser feitas AQUI.
sábado, 16 de abril de 2011
Vem aí a II Jornada de Saúde do Colégio Ernesto Carneiro
A II Jornada de Saúde do Colégio Estadual Ernesto Ribeiro acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de abril, a partir das 20:00 e 19h30, respectivamente. A Jornada objetiva dissemin ar conhecimentos relacionados à saúde, prevenção e qualidade de vida através de oficinas e palestras, visando promover na escola um ambiente saudável e seguro.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Escola Estadual Itan Guimarães Cerqueira realiza seu I Sarau Literário
Desenvolvido no intuito de aproximar os alunos do EJA às práticas de leitura e escrita e de contribuir para o resgate da literatura de cordel, o projeto interdisciplinar durante duas semanas mudou toda a rotina de alunos e professores do noturno, tamanho o envolvimento de todos. Inspirados em temas políticos, religiosos, sociais, ou em histórias reais do cotidiano daquela comunidade, jovens e adultos traduziam em versos o sentimento e a valorização de suas raízes.
A noite seguia enquanto a poesia era intercalada com apresentações. O grupo Pérola Negra mostrou a exuberância da dança afro, professores declamaram poemas e a ginga marcou presença na roda de capoeira com o grupo Força Jovem Capoeira, que tem alunos da escola em seu quadro. O show musical com o cantor Helder Brasil uniu na dança de crianças a idosos em ritmos desde o axé, MPB, até o mais autêntico samba de roda.
A diretora Wandiene Glória Luna Moubarik, confirmou e parabenizou pelo sucesso da iniciativa, ratificado pelo entusiasmo e euforia de todos os presentes.