quinta-feira, 10 de março de 2011

Evasão escolar diminui entre alunos atendidos pelo Bolsa Família

O abandono escolar de estudantes baianos do ensino fundamental cujas famílias são assistidas pelo Bolsa Família caiu de 18,1% para 7,6% nos últimos cinco anos. No ensino médio também houve redução de 21,1% para 18,5%. A frequência escolar é uma condicionante para o acesso ao benefício concedido pelo governo federal às famílias com baixa renda.

No caso dos estudantes de 6 a 15 anos, é obrigatório ter 85% de frequência. Para aqueles de 16 e 17 anos, o percentual exigido é de 75%. Na Bahia, atualmente, são 1,7 milhões de famílias beneficiárias, o que representa 14% do total de assistidos pelo programa em todo o país.

O diretor da Coordenação de Avaliação e Informações Educacionais da Secretaria da Educação do Estado, Marcos Pinho, explica que o programa mexe com a cultura da escola, que passa a ter que realizar o acompanhamento destes alunos para responder ao sistema do Ministério da Educação, e dos pais, que passam a contribuir para a permanência dos estudantes na escola. “Se o estudante não vai à escola, a família pode ter o benefício suspenso. Então, os pais passam a ter um maior comprometimento com a frequência escolar dos filhos”, ressalta. Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário